comments powered by Disqus
Amazônia / Animais

México faz campanha para reduzir número de cães abandonados

A Cidade do México conta com 1,2 milhão de cães, sendo que 127.000 estão abandonados pelas ruas.

sexta-feira 11 de janeiro de 2013 - 8:00 AM

México faz campanha de castração para reduzir número de cães abandonados. Foto: Alfredo Estrella/ AFP

Cidade do México - As autoridades da Cidade do México decidiram intensificar sua campanha de castração em massa para tentar reduzir o número de cachorros que vagam abandonados pelas ruas, principalmente depois do registro de mortes por ataques caninos.

O governo da capital multiplicou os apelos para que os habitantes façam a esterilização gratuita de seus animais de estimação, depois da morte de ao menos quatro pessoas em um parque do sul da cidade, aparentemente por ataques de animais que, abandonados à própria sorte, acabam regredindo a uma condição mais selvagem e se tornam agressivos em busca de alimento.

Organizações protetoras dos animais do México, um país submerso na violência criminal, está questionando a versão das autoridades, que responsabilizam diretamente os cães pelos recentes ataques.

Os agentes especializados no controle dos animais capturaram esta semana 54 cães em um bairro carente, depois de encontrarem os corpos mutilados de uma mulher e de seu bebê, assim como de um casal de adolescentes. Os investigadores suspeitam que podem ter sido vítimas de uma matilha de cães famintos.

Os especialistas estão realizando testes de DNA dos cães capturados para determinar se foram realmente culpados.

Para controlar o problema da população canina de rua, o governo da capital mobilizou 25 unidades cirúrgicas móveis no campo de futebol do popular bairro de Golondrinas.

VEJA TAMBÉM NO D24am