comments powered by Disqus
Amazônia / Ciência

Equipe do Amazonas participa do Desafio Solar 2016 com barco Poraquê

O evento acontecerá de 5 a 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, e reunirá equipes em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar

domingo 4 de dezembro de 2016 - 4:43 PM

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

A equipe Leviatã é a única do Amazonas na competição e trabalhou na melhoria do barco Poraquê desde março. Foto: Divulgação

Manaus – O barco solar Poraquê, produzido pela equipe Leviatã da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será apresentado no Desafio Solar 2016. O evento acontecerá de 5 a 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, e reunirá equipes em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.

A equipe Leviatã é a única do Amazonas na competição e trabalhou na melhoria do barco Poraquê desde março. De acordo com o aluno de Engenharia Naval da UEA e integrante da equipe, José Venicius da Costa, o barco apresentou avanços em relação à competição de 2015. “Temos um motor mais forte, fizemos estudos de proporção e hélice que permitiram um nível de eficiência do sistema maior”, destacou.  

O aluno informou ainda que, por conta das melhorias realizadas no barco, a expectativa é para um bom resultado. “Realizamos testes e estamos em um nível bom para quem sabe os primeiros lugares. Queremos mostrar para o Brasil que a região Norte pode produzir um barco movido à energia solar”, vibrou.

Além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a equipe conta ainda com o apoio das empresas BA Elétrica, Comercial Ciborgue, Família Toledano, QLUZ Solar, Ion Tech, Marina Tauá Manaus, Ecoloop - Coleta Seletiva e Reciclagem Manaus e Abaré SUP and Food.

A equipe Leviatã é formada por um grupo de universitários amazonenses com o objetivo de promover o desenvolvimento e a popularização da navegação e de iniciativas ligadas à utilização de energias renováveis no Amazonas. Para isso, a equipe desenvolveu o primeiro barco universitário da região Norte movido exclusivamente à energia solar e representaram o Amazonas e a região no Desafio Solar Brasil 2015, um rally nacional de barcos solares.

 

VEJA TAMBÉM NO D24am