comments powered by Disqus
Amazônia / Ciência

Inpa informa que Bosque da Ciência tem visitação gratuita durante o mês de abril  

No mês de aniversário de 22 anos do espaço turístico de Manaus, ideia do Inpa é atrair ainda mais a comunidade para conhecer o local de divulgação científica e de educação ambiental

domingo 2 de abril de 2017 - 8:00 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Bosque funciona de terça à domingo, das 9h às 16h30. Aos sábados e domingos abre das 9h às 16h. Foto: Divulgação/Inpa

Manaus - Em comemoração aos 22 anos, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, estará com visitação gratuita neste mês. De acordo com o Inpa, a ideia é atrair ainda mais a comunidade para conhecer o local de divulgação científica e de educação ambiental do Inpa. 

A coordenação do Bosque da Ciência  programou uma série de atividades que serão desenvolvidas no decorrer de abril. São sessões do Planetário para quem gosta de Astronomia, exposição fotográfica sobre mudança climática e a estreia do projeto Circuito da Ciência.

“O Bosque é um espaço de lazer diferenciado para as famílias manauaras e um espaço educativo para diversas escolas e instituições de ensino que nos vistam”, disse a coordenadora do Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis. “Por isso, exerce um papel plural, tanto na parte de lazer, quanto na divulgação científica e como espaço educador”, acrescentou.

Segundo o Inpa, o Bosque da Ciência conta com uma área de aproximadamente 13 hectares (equivalente a 13 campos de futebol) de matas preservadas, onde o visitante pode conviver e conhecer vários elementos da biodiversidade da Amazônia, como peixe-boi, ariranha, jacaré, quelônios diversos, cutia, poraquê, a gigante da Amazônia (sumaúma), a tanimbuca (árvore de 600 anos), casa de madeira sustentável, maloca com artesanato indígena, entre tantos outros atrativos.

Em 2014, o Bosque foi considerado o terceiro melhor zoológico e aquário do Brasil e o sétimo numa lista de 25 da América do Sul no Prêmio Traveler’s Choice do site de viagens TripAdvisor. Conforme a coordenação do bosque, nesses 22 anos de existência, o Bosque recebeu quase dois milhões de visitantes nacionais e internacionais. Por ano, a média de visitação do Bosque varia em torno de 140 mil pessoas.

Localizado na Rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, zona sul de Manaus, o bosque funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30. Aos sábados e domingos abre das 9h às 16h. Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção. Nos outros meses, o ingresso para visitante custa R$ 5. Crianças até dez anos e idosos acima de 60 anos são isentos. Visitas de grupos escolares, religiosos e organizações sociais também não pagam, mas precisam agendar.

Show da Luna

Ainda em abril, o Inpa fica até o próximo dia 16 no Amazonas Shopping com a exposição Floresta da Ciência, como parte do espaço temático o Show da Luna. Para o mall, o Inpa montou uma maquete simulando um ambiente de floresta focando suas atividades na biodiversidade e sustentabilidade da região. São fotos e exemplares de cogumelos comestíveis, aranhas caranguejeiras vivas em caixas de vidro, maquete com trecho de igarapé mostrando a importância da preservação e conservação da natureza, além de outros atrativos.

 

VEJA TAMBÉM NO D24am