comments powered by Disqus
Amazônia / História

Esculturas históricas restauradas são expostas no Paço da Liberdade

‘O Homem Pré-Histórico’ e ‘O Homem Moderno’, do artista Geraldo Florêncio de Carvalho, foram resgatadas para visitação.

terça-feira 14 de julho de 2015 - 9:00 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Estátuas, que têm a mesma altura, ocupavam a Praça da Saudade. Foto: Divulgação

Manaus - Antes instaladas na Praça da Saudade, duas estátuas que fazem parte da história de Manaus desde a década de 1960 voltaram a ser expostas ao público, desde o último fim de semana. ‘O Homem Pré-Histórico’ e ‘O Homem Moderno’, do artista Geraldo Florêncio de Carvalho, foram resgatadas para visitação pública pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e estão disponíveis para a apreciação no jardim do Paço da Liberdade, no Centro Histórico da cidade.

As estátuas foram retiradas da Praça da Saudade durante a reforma de 2004, para que a praça fosse restaurada nos moldes de quando foi inaugurada, em 1865. 

Juntas, as estátuas esculpidas em bronze, por Geraldo Florêncio de Carvalho, formam um conjunto escultórico que remonta ao passado, presente e futuro da humanidade. A escultura ‘O Homem Pré-Histórico’, de 1,52m de altura, representa um homem dos primórdios da pré-história amazonense, segurando uma machadinha e apoiando-se sobre a perna esquerda, em uma impressão de movimento. Segundo o artista, a obra simboliza “o início de tudo”.
 
Já ‘O Homem Moderno’, também com 1,52m de altura, mostra um homem em trajes de atleta segurando um globo, simbolizando a conquista da terra e apontando para a conquista do espaço.

VEJA TAMBÉM NO D24am