comments powered by Disqus
Amazônia / História

Obras de revitalização da Eduardo Ribeiro resgatam os trilhos dos bondinhos do Centro

Segundo a Prefeitura, estuda-se transformar o cruzamento da 10 de Julho e Eduardo Ribeiro em um museu a céu aberto.

sábado 9 de janeiro de 2016 - 8:00 PM

Da Redação / portal@d24am.com

Trilhos do antigo bondinho elétrico foram símbolos do momento de auge de Manaus. Foto: Alexandre Fonseca/Semcom

Manaus - A Prefeitura de Manaus revelou, neste final de semana, que as obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, trouxeram à tona os trilhos do antigo bondinho elétrico do transporte público na cidade, no século XIX, no  cruzamento com a Rua 10 de Julho.

Em meio aos resultados, a Prefeitura de Manaus avalia transformar o cruzamento - 10 de Julho e Eduardo Ribeiro - em um museu a céu aberto, chamado, tecnicamente, de Bloco Testemunho.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, a ideia é permitir que os trilhos fiquem expostos como forma de preservar a história e contá-la de forma viva à população. O levantamento feito pelas arqueólogas e historiadoras que atuam na obra mostra que os trilhos estão conservados e foram evidenciados no mesmo nível dos paralelepípedos.

“Dessa forma, não precisaríamos fazer grandes intervenções e poderíamos deixá-los no mesmo local, como era no século XIX”, disse a arqueóloga Margaret Cerqueira. A historiadora e arqueóloga Vanessa Benevides acrescenta que nessa perspectiva não seria necessária a colocação de peças pré-moldadas de concreto (pavers). “Nós não mexeríamos nessa área e ela ficaria exatamente como está, desde 1896. O trabalho seria direcionado apenas para o tratamento dos achados, não precisando removê-los”, diz.

VEJA TAMBÉM NO D24am