comments powered by Disqus
Amazônia / Meio Ambiente

Semulsp contratará empresa para tratar lixo hospitalar em Manaus

A Semulsp promoveu hoje uma visita ao Aterro Controlado de Manaus (ACM), para demonstrar à imprensa e a uma equipe de parlamentares como o lixo hospitalar é armazenado em Manaus.

quinta-feira 21 de julho de 2011 - 8:11 PM

Seringas esperam para ser descartadas no aterro sanitário. Foto: Arlesson Sicsú

Manaus - Em um mês a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), irá lançar edital de licitação para contratar empresa especializada em serviço de autoclavagem de lixo hospitalar, informou hoje o subsecretário municipal de Limpeza Pública, Túlio Kniphoff.

“Com esta medida, os resíduos hospitalares poderão ser armazenados junto ao lixo comum, pois não haverá mais risco de contaminação. No momento fazemos o que é possível fazer com a estrutura que temos”, explicou.
A autoclavagem é uma técnica de esterilização através do calor úmido sob pressão.

A Semulsp promoveu hoje uma visita ao Aterro Controlado de Manaus (ACM), para demonstrar à imprensa e a uma equipe de parlamentares como o lixo hospitalar é armazenado em Manaus.

A representante de gerenciamento de resíduos para a região Norte, do Ministério da Saúde,  Maria Gorete Matos, afirmou durante a visita que faltam investimentos da Rede Pública de Saúde no Amazonas para gerenciar corretamente os resíduos sólidos nas unidades de saúde. “Ainda não há em nosso Estado uma preocupação em criar uma equipe dentro as unidades de saúde para lidar especificamente com o gerenciamentodo do lixo hospitalar”, avaliou.

Segundo ela, 40% dos resíduos que chegam ao aterro sanitário poderiam ser reciclados. “Aqui temos muito lixo comum como papelão e plásticos, que poderiam ser reciclados mas eles chegam aqui misturados com o resíduos biológicos e infeccionantes”.

De acordo com o engenheiro civil responsável pelo ACM, Peter Maia, o local recebe diariamente três mil toneladas de lixo, sendo entre dez e 13 toneladas de resíduo hospitalar.

VEJA TAMBÉM NO D24am