comments powered by Disqus
Amazônia / Parintins, Cultura & Arte

Começa a apuração em Parintins

A apuração das notas está acontecendo na sala da Agência de Comunicação (Agecom), que fica localizada no Bumbódromo.

segunda-feira 27 de junho de 2011 - 10:33 AM

Foto: Danilo Mello

Começou a apuração do Festival Folclórico de Parintins de 2011. Depois de três noites fantásticas de Garantido e Caprichoso na arena do Centro Cultural da Ilha Tupinambarana, agora a decisão de quem será o campeão está nas mãos dos jurados, que assistiram atentamente às apresentações e deram notas para cada um dos 21 itens.

Neste ano, o corpo de jurados é formado por nove pessoas mais o presidente, que não dá notas em nenhuma das noites. Após um sorteio realizado na semana passada, ficou decidido que o júri seria composto de profissionais ligados à artes dos estados do Espírito Santos, Piauí e Ceará. Eles chegaram à ilha na quinta-feira passada e ficaram hospedados em uma casa do lado azul da cidade.

A apuração das notas está acontecendo  na sala da Agência de Comunicação (Agecom), que fica localizada no Bumbódromo. Um telão foi montado para que os órgãos de imprensa acompanhem a leitura de cada bloco de jurados. Cada um dos bois também terá uma comissão para acompanhar os detalhes da apuração.

Do lado de fora do Bumbódromo, como sempre, há muita expectativa. Além de televisores, os torcedores de Garantido e Caprichoso acompanham as leituras por rádios locais e gritam a cada nota lida. À medida que o tempo vai passando, com um boi se sobressaindo sobre o outro, uma das galeras sempre acaba deixando o local mais cedo, deixando a festa para o adversário.

Depois que o resultado for anunciado, uma carreata vai tomar conta da ilha e passar pelas principais ruas de Parintins. Após passar pelas ruas próximas ao reduto do rival, a comemoração se concentra no curral do campeão e dura a madrugada inteira. Só então chega ao fim o 46 Festival Folclórico de Parintins. Mas ano que vem tem mais!

 

QUADRO

CORPO DE JURADOS

Presidente do júri – Walden Luiz Bezerra – Especialista em artes (Ceará)

JURADOS DO BLOCO A

Fábio de Souza – Especialista em música (Espírito Santo)

Raimundo Aurélio Melo – Maestro regente (Piauí)

Marcelo Leite – Bacharel em música (Ceará)

JURADOS DO BLOCO B

Elaine Rowena – Especialização em teatro (Espírito Santo)

Marcelo Evelin – Intérprete de dança (Piauí)

Lenice Feitosa – Graduada em cultura folclórica (Ceará)

JURADOS DO BLOCO C

Colette Gomes – Graduada em arquitetura (Espírito Santo)

Josefina Pachecho – Graduada em desenho  (Piauí)

Herê Aquino – Especialista em teatro (Ceará)

 

VEJA TAMBÉM NO D24am