comments powered by Disqus
Amazônia / Parintins, Cultura & Arte

Rede Diário leva Festival Folclórico de Parintins para o mundo ver

Com retransmissão ao vivo da apresentação do bumbá Garantido ao País e ao exterior, a Rede Diário de Comunicação (RDC) espera contribuir para divulgar a cultura amazônica.

sábado 22 de junho de 2013 - 8:55 PM

Caprichoso e Garantido vão aparecer na Rede Diário de Comunicação. Foto: Nathalie Brasil

Manaus - Com visual fantástico, devido às gigantescas alegorias e mistura de cores, e a participação da torcida como item no julgamento dos jurados, a apresentação dos bumbás é um espetáculo do folclore amazônico. A evolução dos bois é tão rica em detalhes que particularizar fantasias, danças e rituais em imagens se torna um grande desafio. O Festival de Parintins é um evento para ser admirado.

Com retransmissão ao vivo da apresentação do bumbá Garantido ao País e ao exterior, a Rede Diário de Comunicação (RDC), formada pelos jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos, Portal D24AM e pela Record News no Amazonas, espera contribuir para divulgar a cultura amazônica. Ao retransmitir as apresentações no Bumbódromo, a RDC consolida a chegada do canal no Amazonas.

A festa, única no mundo em que a plateia é parte do espetáculo e item no julgamento, tem, assim, maior abrangência pois a Record News, que tem contrato com a Rede Diário, pode ser sintonizada em todo o País e em outros países onde é transmitido o sinal do canal de notícias.

O telespectador pode sintonizar o sinal nos canais 36 (TV aberta) e 23 (Net), que estão no ar há pouco mais de um ano. A primeira transmissão foi o debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, nas Eleições 2012. Para a RDC, trata-se de uma missão desafiadora, pois a manifestação cultural da Ilha Tupinambarana é considerada uma das maiores expressões populares do País.

Entre os que vivem o folclore e são agentes da festa, a veiculação do boi numa esfera global amplia a popularização do festival, contribuindo com a maturação e popularização do evento. É o que avalia a assessoria do Movimento Amigos do Garantido (MAG). Na visão do movimento, o alcance internacional agrega valores enormes ao bumbá Garantido e à toda cultura popular encenada no Bumbódromo nas três noites da festa.

O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, afirmou que toda divulgação de qualidade de um dos maiores festivais do País é significativa por propagar e valorizar o trabalho dos amazônidas. Em breve, a Rede Diário colocará no ar sua programação local e o telejornal regional ampliando ainda mais a cobertura jornalística da realidade e dos temas amazônicos.

O duelo dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso é realizado desde 1966 no município de Parintins, a 368 km de Manaus. O festival ocorre no final do mês de junho, durante três noites. Cada um dos bois tem duas horas para apresentação de suas canções, alegorias, rituais e suas performances como um todo. A festa vermelha e azul tem atraído turistas do mundo todo. No período do evento a população da cidade praticamente dobra.

VEJA TAMBÉM NO D24am