comments powered by Disqus
Amazônia / Povos

Comunidade Filadélfia vence Jogos Tradicionais Indígenas no Amazonas

 Os competidores de Filadélfia obtiveram dez medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze, totalizando 24 medalhas.

segunda-feira 21 de março de 2016 - 7:09 PM

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

Equipe de futsal de Filadélfia encerrou os jogos aplicando uma goleada de oito a três contra a equipe de Guanabara III. Foto: Eduardo Gomes / Divulgação

Benjamin Constant (AM) — A Comunidade Indígena de Filadélfia da etnia Tikuna localizada a 3,4 km da sede urbana de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus) foi a grande campeã do primeiro Jogos Tradicionais Indígenas e Intercultural do Alto Solimões encerrado na madrugada do último domingo (20/03) realizado na comunidade. Os competidores de Filadélfia obtiveram dez medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze, totalizando 24 medalhas.

A delegação de Campo Alegre de São Paulo de Olivença (Tikuna) conquistou o segundo lugar no quadro geral de medalhas com 11 medalhas, dos quais cinco de ouro e em terceiro, a Comunidade Indígena de Betânia (Tikuna), de Santo Antônio do Içá com 13 medalhas, das quais cinco de ouro, duas de prata e seis de bronze.

Os primeiros jogos indígenas do Alto Solimões foram realizados pela Prefeitura de Benjamin Constant, Ministério dos Esportes e Liga Esportiva Indígena de Filadélfia.

Durante sete dias, 17 delegações representando cinco etnias, Tikuna, Matis, Mayorunas, Marubo e Kokama dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, totalizando 510 atletas participaram dos jogos.

Foi o primeiro grande evento esportivo realizado na região do Alto Solimões onde foram disputadas 22 modalidades em um clima onde a tônica foi a confraternização entre diferentes povos indígenas.

“Essa confraternização, esse abraço de povos, de etnias, isso serve de exemplo para nós. Nos deram uma lição de cidadania e de civilidade aqui na comunidade de Filadélfia”, afirmou a prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia ao parabenizar os participantes dos jogos.

Os Tikuna foram campeões na categoria feminino nas modalidades de arremesso de lança, corrida do saco, pião tradicional, cabo-de-guerra e peconha (subida em açaizeiro). Já na categoria masculino foram campeões em cabo-de-guerra, corrida de camaleão, peconha, futebol de campo e futsal onde aplicaram uma goleada de 8 a 3 na equipe de Guanabara III (Tikuna).

A realização dos jogos vinha sendo pleiteada desde 2012 pela Liga Esportiva de Filadélfia, segundo contou o coordenador geral dos jogos, Marcelo Pinto. Primeiro através da Universidade Federal do Amazonas. Foi somente com a intervenção da Prefeitura que o convênio pode ser celebrado para a realização dos jogos com o Ministério dos Esportes.

Foram os indígenas que definiram as modalidades e a elaboração do regulamento.

 

VEJA TAMBÉM NO D24am