comments powered by Disqus
Amazônia / Povos

Mais de 1.500 atletas indígenas disputam 40 modalidades nos Jogos Interculturais

O evento acontece na Comunidade Nossa Senhora do Livramento.

sexta-feira 29 de abril de 2016 - 3:29 PM

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

A briga por medalhas só começa neste sábado (30). Foto: Márcio James / Semcom/Divulgação

Manaus - A sexta edição dos Jogos Interculturais Indígenas de Manaus iniciu nesta sexta-feira (29). Até o próximo domingo (1º), mais de 1.500 indígenas, de várias etnias, vão disputar medalhas em 40 modalidades.

Entre as disputas estão algumas tradicionais como o futebol, vôlei e corrida de 100 metros, mas também há algumas curiosas como o cabo de guerra e disputa de zarabatana.

As disputas acontecem na Comunidade Nossa Senhora do Livramento. No local vivem cerca de trezentas famílias, mas durante os jogos, o número de frequentadores ultrapassa os três mil visitantes.

“É uma alegria para todos nós recebermos nossos irmãos indígenas. Todo ano a comunidade espera esse momento, que mantém viva a tradição cultural”, afirmou o cacique Astério Martins, índio da etnia baré, um dos organizadores dos jogos.

                                         Foto: Márcio James/Semcom

A briga por medalhas só começa neste sábado (30). “É um ano muito importante para nós. Vamos reunir indígenas de várias partes do Amazonas”, disse a coordenadora dos jogos, Alcinéia Mura.

Em meio aos jovens indígenas, um rosto maduro se destacou. A índia Jerimias Baré, aos 57 anos, fez questão de se vestir para a festa, pintar o corpo, cantar e até ensaiar uma disputa por pênaltis. “É uma maneira de reencontrar amigos de outras aldeias, confraternizar e fazer e manter a nossa cultura viva. Eu fico emocionada toda vez que entro nesse campo. Digo com toda certeza: 'estou feliz'”, afirmou.

O evento é promovido pela Associação de Moradores da Comunidade Nossa Senhora do Livramento e Associação dos Povos Indígenas do Tarumã, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

VEJA TAMBÉM NO D24am