comments powered by Disqus
Esportes / Fitness

Exercícios funcionais na medida certa garantem treinamento dinâmico

Modalidade trabalha capacidades físicas como flexibilidade, equilíbrio, força, agilidade e ganha mais adeptos a cada dia

domingo 17 de julho de 2016 - 5:59 PM

Da Redação / portal@d24am.com

Os exercícios do treinamento funcional são realizados com o próprio peso corporal. Foto: Divulgação

Manaus - Que a prática de exercício físico é fundamental para a saúde todo mundo sabe, mas encontrar uma atividade que seja prazerosa nem sempre é fácil. Tem gente que quer se exercitar, mas não gosta da monotonia das salas de musculação das academias. Esse público, que cada dia cresce mais, tem encontrado nos exercícios funcionais a medida certa para ter um treinamento dinâmico, aliando atividade física com movimentos relacionados a situações do dia a dia e com a vantagem de poder fazer isso ao ar livre.

Segundo o educador físico e especialista em Treinamento Funcional, Normando Mattos, 46 anos, esse tipo de atividade é mais atrativa do que os treinos convencionais, porque trabalha capacidades físicas como flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, agilidade e força, por meio de uma combinação de exercícios relacionados ao dia a dia.

“O objetivo é melhorar os movimentos, em tarefas como pular, correr, agachar, empurrar, coisas que fazemos normalmente, só que adotando a postura correta e de forma que haja ganhos para o corpo”, exemplificou.

Os exercícios são realizados com o próprio peso corporal, sem o uso de ‘ferros’, como se diz a gíria das academias. Em alguns treinos são adotados equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, o minitrampolim e os cones. À medida que o aluno evolui, os desafios aumentam. Diretor e idealizador da ‘Specialistas Treino Funcional’, responsável pelo treinamento de mais de 30 pessoas, Normando explica que a principal diferença entre esse tipo de treinamento e a musculação tradicional é que, nessa atividade, todos os grupos musculares são trabalhados de forma integrada. O resultado é um corpo equilibrado e forte. “Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório”, acrescentou.

Conforme ressalta Normando, não há restrição de idade para praticar o funcional. Ele destaca que o treino é preparado de acordo com a necessidade de cada aluno.

“Pessoas com problemas na coluna, por exemplo, fazem exercícios voltados para o fortalecimento dos músculos dessa região do corpo”, detalhou o educador físico, lembrando que antes do início de qualquer atividade, é preciso consultar o médico e passar por uma avaliação.

De acordo com Normando, normalmente o treino funcional é realizado de duas a três vezes por semana, dependendo da necessidade do aluno. Para os casos em que as pessoas buscam perder peso, o ideal é alternar o treino funcional com outra atividade física, como caminhada, corrida ou musculação. Além disso, é essencial manter uma alimentação equilibrada. “Com esse trabalho integrado, os resultados são melhores”, avalia.    

Indicação médica

O casal Socorro Cavalcanti, 47, e Ilmar Nascimento, 62, já pratica o treinamento funcional desde o ano passado. Os dois fazem aulas duas vezes na semana. Ela comenta que os exercícios físicos sempre fizeram parte da rotina do casal e essa atividade ficou ainda mais importante quando o marido se tornou hipertenso. “O médico indicou que ele fizesse exercício pelo menos duas vezes por semana. Nós fazíamos academia e, no ano passado, conhecemos o funcional”, disse.

Socorro acrescenta que os resultados no funcional foram alcançados aos poucos. “No início, nós não conseguíamos fazer todos os exercícios, mas hoje, com o ganho de condicionamento físico, já estamos concluindo todo o circuito de atividades”, afirmou.

Além dos benefícios físicos, como força, agilidade e condicionamento cardiorrespiratório, Socorro acredita que o treinamento funcional foi importante, inclusive, para o casal socializar, já que o treino normalmente é em grupo. 

Outro que está sentindo os benefícios do treinamento funcional é o gestor jurídico Fábio Siqueira, 43, que iniciou a atividade há três semanas. Ele, que praticou vôlei e futsal na adolescência, passou anos sem fazer nenhum tipo de atividade. “O que me fez procurar o funcional foi o fato de que, há cerca de dois meses, me pesei e tomei um susto com o resultado. Cheguei aos 102 quilos e tomei a decisão de deixar o sedentarismo de lado”, contou.

Fábio diz que, apesar do pouco tempo, já sentiu diferença no dia a dia, como por exemplo, a melhora da respiração, do sono e da disposição. “Já perdi três quilos desde que comecei. Além disso, sinto que ganhei qualidade de vida”, destacou.

Normando conduz as aulas no Specialistas Treinamento Funcional, às terças, quintas e sábados, na quadra Inove Society, no Clube Municipal. Para maiores informações: 99199-7117.

VEJA TAMBÉM NO D24am