comments powered by Disqus
Esportes / Fitness

Proteína ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular, diz estudo

A pesquisa foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition 

segunda-feira 17 de abril de 2017 - 9:50 AM

Com informações de agências / portal@d24am.com

Quarenta homens com sobrepeso – mas acostumados a se exercitar recreativamente – foram recrutados pelos pesquisadores e separados em dois grupos. Foto: Divulgação

São Paulo - Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, publicaram um estudo no American Journal of Clinical Nutrition que indica que a proteína ajuda, sim, na perda de peso e também no ganho de massa muscular.

Quarenta homens com sobrepeso – mas acostumados a se exercitar recreativamente – foram recrutados pelos pesquisadores e separados em dois grupos.

O grupo de baixa proteína comia cerca de 0,36 gramas por cada quilo corporal enquanto o de alta proteína consumia, aproximadamente, três vezes mais. Os pesquisadores forneceram todas as refeições e bebidas – os líquidos continham proteína do soro de leite.

Todos os participantes iam ao laboratório seis vezes por semana para exercícios extenuantes, incluindo combinações de circuitos de resistência de corpo inteiro, HIIT e treinamentos de sprint.

Após um período de testes de um mês, pesquisadores descobriram que os dois grupos perderam a mesma quantidade de peso e melhoraram a aptidão física. Entretanto, o tipo de perda de peso era diferente.

O grupo de alta proteína ganhou 1,14 kg de músculo e perdeu mais gordura (4,77 kg) que o de baixa proteína, que eliminou 3,6 kg de gordura corporal, porém não teve ganho muscular expressivo. Assim, os pesquisadores concluíram que proteínas emagrece quando aliada a exercícios e controle calórico e, ainda, auxilia no aumento da massa muscular.

VEJA TAMBÉM NO D24am