comments powered by Disqus
Esportes / Rio 2016

Amazonenses conquistam medalhas na Paralimpíada

Guilherme Costa e Laiana Rodrigues faturaram medalhas por equipes no penúltimo dia de Paralimpíada, no último sábado, no Rio de Janeiro. Ambos treinam em Manaus.

domingo 18 de setembro de 2016 - 5:55 PM

Da Redação / portal@d24am.com

Representantes do AM Guilherme Costa e Laiana Rodrigues ganharam medalhas Foto: Divulgação

Manaus - Os amazonenses Laiana Rodrigues e Guilherme Costa conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no vôlei sentado e no tênis de mesa por equipes, respectivamente, no último sábado.

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado bateu a Ucrânia por 3 sets a 0 e garantiu a medalha de bronze inédita nos Jogos Paralímpicos do Rio. A vitória foi assegurada com certa facilidade, pois o Brasil definiu as parciais em 25/12, 25/22 e 25/20.

O grande destaque da partida foi Janaína, ex-jogadora profissional, que marcou 22 pontos na partida. O Brasil se redimiu dos erros da semifinal, contra os Estados Unidos, e repetiu o resultado aplicado sobre a Ucrânia, ainda na primeira fase da Paralimpíada.

No início da partida, a Ucrânia tentou jogar de igual para igual, mas logo o Brasil conseguiu assumir o protagonismo esperado. Empurrada pela torcida, a Seleção mostrou total superioridade e fechou o primeiro set em 25/12, após 20 minutos.

Já a segunda parcial teve um pouco mais de emoção. O Brasil saiu na frente, levou a virada e se recuperou algumas vezes até empatar por 20/20 e não deixar mais a Ucrânia crescer.

Relaxadas e com a festa da torcida nas arquibancadas, as meninas da Seleção Brasileira conseguiram manter o ritmo superior e logo finalizaram a partida com o 25/20 no terceiro set e após pouco mais de uma hora e meia de jogo. Laiana Rodrigues, de 33 anos, integrou a equipe brasileira, composta por 12 jogadoras.

Pela competição masculina de vôlei sentado, que também caiu nas semifinais, mas diante do Irã, o Brasil enfrenta o Egito neste domingo, às 9h30, na disputa pela medalha de bronze.

Equipe de tênis de mesa

Os paratletas Aloisio Lima, Guilherme da Costa (amazonense, de 24 anos) e Iranildo Espíndola conquistaram a medalha de bronze no tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos do Rio, ao vencerem a Eslováquia por 2 jogos a 1. Eles disputaram a categoria Classe 1 a 2, para atletas com deficiência física que jogam em cadeiras de rodas. O ouro da disputa por equipes classes 1 a 2 ficou com a França, que derrotou a Coreia por 2 jogos a 1.

O Brasil largou na frente da Eslováquia. Guilherme e Iranildo brigaram até o quinto set para vencer a dupla eslovaca por 3 sets a 2, parciais de 9 a 11, 11 a 8, 11 a 6, 4 a 11 e 11 a 5. Os europeus, no entanto, empataram o confronto no primeiro jogo individual, com vitória de Jan Riapos por 3 sets a 1 diante de Guilherme: 11 a 3, 11 a 9, 8 a 11 e 11 a 9.

A decisão foi para o último jogo. Martin Ludrovsky e Iranildo fizeram uma partida disputada, decidida somente no final. O brasileiro começou melhor e fez 11 a 6 no primeiro set, mas foi derrotado por 11 a 3 no segundo e por 11 a 9 no terceiro. O atleta brasileiro reagiu e venceu os sets finais por 11 a 7 e 11 a 8.

VEJA TAMBÉM NO D24am