comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Cadastramento para 'Leite do Meu Filho' começa na terça-feira

Os documentos exigidos para o cadastramento são certidão de nascimento da criança; CPF da mãe (ou responsável) e comprovante de residência da família.

domingo 21 de agosto de 2011 - 7:57 PM

Programa foi lançado no último dia 17 e deve beneficiar 100 mil crianças. Foto: Nathalie Brasil

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta terça-feira (23), o processo de cadastramento das crianças que serão atendidas pelo programa “Leite do Meu Filho”. Uma estrutura de 13 pontos de atendimento, distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade, estará funcionando para receber os documentos e as informações necessárias para o trabalho de triagem, que será realizado com o objetivo de identificar as famílias que se enquadram nos critérios para o recebimento do benefício. A previsão da Prefeitura é que 100 mil crianças sejam beneficiadas com o programa.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, explica que os documentos exigidos para o cadastramento são certidão de nascimento da criança; CPF da mãe (ou responsável) e comprovante de residência da família. Deodato ressaltou que todo o procedimento do cadastramento é informatizado. “As mães não precisam levar as crianças ao local do cadastramento, é necessário apresentar-se apenas com a documentação exigida”, frisou.

Lançado pela Prefeitura de Manaus no último dia 17, o Programa de Nutrição Infantil “Leite do Meu Filho” será executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte da política de combate à desnutrição e à mortalidade infantil. O programa prevê o fornecimento de fórmulas de complementação nutricional a crianças até 3 anos e 11 meses de idade, oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na faixa de 0 a 6 meses, seguindo as diretrizes da política de promoção e incentivo ao aleitamento materno, a inscrição no programa estará condicionada aos casos de morte materna ou de filhos cujas mães sejam portadoras de HIV. Neste caso específico – de 0 a 6 meses – não é necessário se dirigir aos postos de cadastramento. “As crianças vão ser atendidas nas unidades da rede básica, onde serão avaliadas e receberão a prescrição médica para posterior cadastramento”, salientou Francisco Deodato.

O cadastramento será realizado nos dias 23, 24, 25, 26 e 29 de agosto, no horário das 8h às 17h. O secretário Francisco Deodato explicou que as famílias que se enquadram nos critérios do programa podem se informar sobre o local de cadastramento nas listas disponibilizadas na página da Prefeitura na Internet (www.manaus.am.gov.br) e que também podem ser encontradas nas unidades de saúde da Prefeitura. “Para as famílias que moram nas zonas Sul, Oeste e parte da zona Norte, por exemplo, o local de atendimento será no Sambódromo. Na zona Leste, há outros seis pontos de cadastramento e na zona Norte, mais quatro”, disse Deodato.

Aproximadamente 700 pessoas estarão atuando no cadastramento, considerando os 13 postos de atendimento.

Critérios 

  O critério de vulnerabilidade social será adotado para ingresso das crianças no “Leite do Meu Filho”. No entanto, para que o programa alcance seus objetivos de suprir as deficiências nutricionais da criança e garantir o efetivo acompanhamento de sua saúde, foram definidas algumas condições a serem cumpridas pelas famílias inscritas. Essas condicionantes, de acordo com o secretário Francisco Deodato, foram elaboradas com o apo io de um grupo técnico, composto por pediatras, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.

 As famílias selecionadas para participar do programa receberão um cartão magnético de identificação, que deverá ser apresentado mensalmente no ato da retirada do produto, no Centro de Distribuição indicado pela Prefeitura.

No caso das famílias que já são inscritas no Bolsa Família ou que já tiveram a condição de vulnerabilidade social identificada por meio do levantamento realizado pela Estratégia Saúde da Família, o cartão será entregue no ato do cadastramento. Para as famílias que não se enquadram nestas duas situações e preencham os critérios de ingresso no programa, o recebimento do cartão será feito junto com a primeira retirada do leite, diretamente no Centro de Distribuição Avançada (CDA) indicado no ato do cadastramento.

A partir daí, a retirada mensal será liberada mediante o cumprimento dos critérios de permanência no programa, que incluem o comparecimento trimestral da criança à consulta médica de acompanhamento, na unidade de saúde indicada no cartão de identificação entregue à mãe. “É a unidade de saúde quem informa no sistema se a criança passou pelo acompanhamento, liberando o acesso ao benefício”, frisa Deodato.

Confira os locais de cadastramento

 Zonas Sul, Oeste e parte da Zona Norte:

Local: Sambódromo (av. Pedro Teixeira, s/n, Planalto)

Moradores dos Bairros: Japiim, Flores, Petrópolis, Parque 10 de Novembro, Centro, Aleixo, Crespo, São Francisco, Educandos, Raiz, Cachoeirinha, Nossa Senhora das Graças, Morro da Liberdade, Betânia, São Lázaro, Colônia Oliveira Machado, Praça 14 de Janeiro, Chapada, São Geraldo, Presidente Vargas, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Adrianópolis, Distrito Industrial I, Vila Buriti, Compensa, Alvorada, Redenção, Lírio do Vale, São Jorge, Santo Antônio, Tarumã, Bairro da Paz, São Raimundo, Planalto, Dom Pedro, Vila da Prata, Glória, Ponta Negra, Santo Agostinho, Colônia Terra Nova, Novo Israel, C olônia Santo Antônio, Nova Esperança, Monte das Oliveiras, União da Vitória e Zona Rural.

- Zona Leste:

Local: Escola Municipal Francisca Pergentina da Silva (rua Chico Mendes, s/n – Zumbi)

Moradores dos Bairros: Zumbi e Armando Mendes

Local: Cemeja (rua J, Etapa B – São José)

Moradores dos Bairros: São José I, II, III e IV

 

Local: Escola Municipal Plínio Ramos (rua Monte Alegre, s/n -  Gilberto Mestrinho)

Moradores dos Bairros: Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, Nova Vitória, Cidade do Leste, Novo Reino e Santa Inês

Local: Escola Municipal Themístocles Gadelha (rua Puruí, s/n – Jorge Teixeira)

Moradores dos Bairros: Jorge Teixeira I, II, III e IV, João Paulo I,II e III, Val Paraíso, Nova Floresta, e Monte Sião

 

Local para Cadastro: Escola Municipal São Luiz (rua Nova Esperança – Colônia Antônio Aleixo)

Moradores dos Bairros: Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Distrito Industrial II

 

Local para Cadastro: Mini Vila Olímpica do Coroado (Alameda Cosme Ferreira, s/n – Coroado II)

Moradores do Bairro: Coroado

 

Local para Cadastro:  Escola Municipal Nova Vida (rua Jerusalém, s/n – Mauazinho)

Moradores do Bairro: Mauazinho

 

Local para Cadastro: Escola Municipal Jorge de Rezende Sobrinho (rua Nova Esperança nº 05 - Tancredo Neves)

Moradores dos Bairros: Tancredo Neves

 

- Zona Norte:

Local para Cadastro: Centro de Esporte e Lazer Amadeu Teixeira (Av. Amazonino Mendes – Santa Etelvina)

Moradores dos Bairros: Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, Lago Azul

 

Local para Cadastro: Escola Municipal Antonia Alexandrina M. Bentes (Av. Rogério Magalhães n. 23, Q. 242 – Núcleo 13 - Cidade Nova II)

Moradores do Bairro: Cidade Nova

   

Local para Cadastro: Jardim Botânico Reserva Florestal Ducke (Av. Uirapuru, s/n – Cidade de Deus).

Moradores dos Bairros: Cidade de Deus e Nova Cidade

 

Local para Cadastro:  SEST/SENAT ( rua Autaz Mirim, 10118 – Cidade Deus)

Moradores do Bairro: Novo Aleixo

VEJA TAMBÉM NO D24am