comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Estacionamento irregular é campeão de autuações no trânsito de Manaus

Apesar do número de autuações emitidas, os condutores insistem em desconsiderar a sinalização de trânsito instalada nas vias.

segunda-feira 4 de abril de 2011 - 5:07 PM

Em janeiro, estacionar em local proibido foi a principal infração cometida pelos condutores manauaras, assim como em fevereiro e março. Foto: Divulgação/Semcom

Manaus - O estacionamento irregular tem sido o alvo principal das operações de fiscalização realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O objetivo é garantir a livre circulação de veículos e pedestres nas vias de Manaus. Em 2011 já foram emitidas mais de 13 mil autuações, sendo que 36% se referem a veículos que estavam parados ou estacionados em locais proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o equivalente a 4.680 autuações. No mesmo período do ano passado o órgão registrou 3.793 ocorrências de estacionamento irregular. As autuações acontecem durante as operações de fiscalização realizadas diariamente na cidade.

Em janeiro, estacionar em local proibido foi a principal infração cometida pelos condutores manauaras. A mesma situação se repete nos meses de fevereiro e março. As vias onde essas irregularidades são mais recorrentes estão na área central da cidade, a partir da avenida Djalma Batista. Em vias como a Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro, José Clemente, Marquês de Santa Cruz, Joaquim Nabuco, Lobo D’Almada e a área da Manaus Moderna é onde ocorrem os maiores registros de irregularidades.

Apesar do número de autuações emitidas, os condutores insistem em desconsiderar a sinalização de trânsito instalada nas vias. Segundo a Gerente de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Euzeni Trajano, esse tipo de comportamento, é motivado, muitas vezes, pelo comodismo. “As pessoas preferem cometer uma infração de trânsito a andar um pouco mais e estacionar em local adequado. E quando fazem isso, acabam sobrepondo o interesse individual ao coletivo, ou seja, comprometem o trânsito em troca da facilidade pessoal”, explica Euzeni.

Somente na manhã da última sexta-feira (01), as operações de rotina do Manaustrans, realizadas em todas as zonas da cidade, resultaram em 82 autuações.

O diretor presidente do Manaustrans, Walter Cruz, afirma que apesar do efetivo de apenas 120 agentes as fiscalizações são constantes, e por isso os condutores devem estar atentos e obedecer às placas de regulamentação. O valor das multas por estacionamento irregular pode variar de R$ 53,24 a R$ 127,69 e o condutor pode perder de 3 a 5 pontos na carteira, além de poder ter seu veículo guinchado. “A população também pode sugerir os locais, para que possamos programar fiscalizações por meio do Disque-Atendimento do Manaustrans”, informa Cruz.

O telefone para atendimento à comunidade é o 0800 092 1199.

VEJA TAMBÉM NO D24am