comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Manaustrans celebra Dia Mundial da Paz no Trânsito com blitz educativa em Manaus

Na manhã de hoje, uma equipe esteve na Avenida Cirilo Neves, na Compensa, para alertar os motoristas sobre os cuidados necessários ao volante

sexta-feira 21 de abril de 2017 - 10:03 AM

Da Redação / portal@d24am.com

As atividades podem ajudar a educar a população e diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito na capital. Foto: Thiago Fernando

* Com informações do repórter Thiago Fernando

Manaus – Na manhã desta sexta-feira (21), Dia Mundial da Paz no Trânsito, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) realizou uma blitz educativa na Avenida Cirilo Neves, bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, para alertar os motoristas sobre os cuidados necessários ao volante.

Diferente da blitz normal, a educativa apenas orienta o motorista para que o erro seja corrigido, não tem multa. Para a Diretora do Departamento de Educação e Estatística do Manaustrans, Minuza Lira, as atividades podem ajudar a educar a população e diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito na capital.

Foto: Thiago Fernando

Segundo ela, de 1º de janeiro até o dia 16 de abril foram registrados, em Manaus, 66 mortes em acidentes de trânsito. Comparando com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 17%.

“As campanhas promovem uma mudança de comportamento, uma conscientização da população, principalmente em feriados prolongados. São estratégias que usamos para que reduzir o número de ocorrências, tanto fatais quanto acidentes de modo geral”, disse Minuza.“Às vezes encontramos pais que esqueceram de colocar o cinto do filho no banco traseiro ou que não está utilizando a cadeirinha da forma correta. Isso envolve diretamente a segurança da família. Esse tipo de blitz serve para reforçar a responsabilidade do condutor”. 

Saindo de Manaus para aproveitar o feriado no interior, a dona de casa Sherli Lima, 43, teve o veiculo vistoriado pelos agentes. Para ela, as campanhas servem como contribuições para que os motoristas tenham consciência sobre velocidade.

“Acho muito importante. É preciso ter respeito pelo outro motorista e pelos pedestres. É preciso ter mais atenção, acho que isso é apenas o começo do processo de educação”, disse.

VEJA TAMBÉM NO D24am