comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Prefeitura anuncia novas linhas de transporte executivo em Manaus

Cento e oitenta microônibus legalizados tiveram acesso aos itinerários autorizados porque atenderam às normas estabelecidas pelao município.

quarta-feira 25 de agosto de 2010 - 4:32 PM

Vinte e sete novas linhas passam a circular na cidade a partir desta quinta-feira. Foto: Márcio Silva/2008

Manaus - Vinte e sete linhas do sistema executivo de transporte de passageiros passam a circular, a partir desta quinta-feira (26), com itinerários determinados pela Prefeitura de Manaus. As novas regras foram anunciadas pelo Instituto Municipal de Transito e Transporte Urbano (IMTT) e seguem a orientação do prefeito Amazonino Mendes em mais uma etapa do Choque de Ordem, com o objetivo de organizar o sistema de transporte coletivo na capital.

Cento e oitenta microônibus legalizados tiveram acesso aos itinerários autorizados porque atenderam às normas estabelecidas pela Prefeitura. O documento com as definições de rotas, horários de circulação e regras de padronização do veículo foi entregue pelo IMTT nesta quarta-feira (25), para representantes de 22 cooperativas que atuam no setor.

Os veículos legalizados exibem o selo azul de ‘vistoriado’ no pára-brisa dianteiro, possuem capacidade variando de 26 até 36 e não pertencem às empresas de fretamento. O presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, esclareceu ainda que as empresas de fretamento que mantiverem microônibus no sistema executivo terão as concessões canceladas e os veículos apreendidos.

Cerca de 70 veículos não atenderam as regras do poder público e estão proibidos de circular nas rotas determinadas pela Prefeitura.  Eles passam a integrar a frota do sistema convencional de passageiros para reforçar a oferta de ônibus para a população. O vínculo dos microônibus com as empresas de transporte coletivo será coordenado e acompanhado pelo IMTT. De acordo com as novas determinações da Prefeitura, os microônibus contratados por empresas deverão ser identificados com o mesmo padrão da firma que os contratou.

Fiscalização

Após a entrega do documento com os novos itinerários, os operadores do sistema executivo foram comunicados que a fiscalização vai ser rigorosa para observar o cumprimento das normas. “Faremos blitz constantes para que o sistema opere cada vez mais organizado”, avisou Marcos Cavalcante. Ele ressaltou ainda que o número de microônibus autorizados a circular não foi reduzido, pois os executivos retirados passarão a integrar a frota dos ônibus urbanos.

LINHAS DETERMINADAS PELA PREFEITURA PARA OS EXECUTIVOS:

807   CIDADE NOVA/NÚCLEO XV

831   OSVALDO FROTA

810   JD. PETROPÓLIS

812   SAO SEBASTIÃO/PETROPÓLIS

813   CAMPOS SALES

824   LÍRIO DO VALE/ALVORADA

825   BAIRRO DA PAZ

850   AMAZONINO MENDES

842   BOAS NOVAS

822   TERRA NOVA

826   CARLOS BRAGA/NOVO ISRAEL

816   COLINA DO ALEIXO/V-8

819   GALILÉIA

821   INTER-HOSPITAL 01

823   INTER-HOSPITAL 02

844   NOVA CIDADE/NEPAL

845   STA. ETELVINA

800   NOVA FLORESTA 01

801   NOVA FLORESTA 02

817   COLINA DO ALEIXO/ALEIXO

818   NOVO ALEIXO

841   CIDADE NOVA II/N.S.P. SOCORRO

832   CANARANAS

805   CIDADE NOVA I

827   ALFREDO NASCIMENTO

803   HILÉIA/SANTOS. DUMONT

820   REDENÇÃO/FRANCESES/CENTRO

VEJA TAMBÉM NO D24am