comments powered by Disqus
Notícias / Política

Rede Diário divulga no domingo pesquisa eleitoral em Manaus

Instituto Diário de Pesquisa vai avaliar a intenção de votos para a eleição para prefeito de Manaus.

sexta-feira 24 de agosto de 2012 - 9:03 AM

O matemático Edmilson de Araújo Silva é quem está coordenando as pesquisas do Instituto Diário de Pesquisa. Foto: Tiago Correa

Manaus - A Rede Diário de Comunicação vai divulgar neste domingo, 26, sua primeira pesquisa de intenção de votos para a eleição ao cargo de prefeito deste ano. O levantamento foi feito pelo Instituto Diário de Pesquisa, departamento recentemente criado pela rede para realizar pesquisas de opinião pública com o máximo rigor e qualidade.

À frente do instituto está o consultor estatístico e matemático Edmilson de Araújo Silva, com larga experiência na realização de pesquisas de opinião pública e que atua no Estado desde 1992.

Para a pesquisa de intenção de votos para candidatos a prefeito, Silva destacou que elaborou uma metodologia própria para o instituto, que ouviu 1.066 eleitores nos 64 bairros de Manaus. “O resultado terá margem de erro de 3% e a amostra vai inferir o pensamento de toda população”, disse.

Para garantir a confiabilidade do método da pesquisa, Silva explicou que cada bairro teve um número diferente de entrevistados definido a partir da quantidade de eleitores de cada local de votação e do total de entrevistas.

“Os eleitores entrevistados foram sorteados de forma probabilística. Será entrevistada apenas uma pessoa por residência e não serão aplicados questionários em locais aglomerados. Tudo para não haver influência nas respostas”, explicou.

Avaliação

Além de aferir a intenção de votos dos eleitores, o levantamento vai verificar como a população de Manaus avalia os 17 meses do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Omar Aziz (PSD).

Também será avaliada a administração do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT). Nessas três questões, os entrevistados vão poder responder as seguintes opções: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Ao todo, os eleitores entrevistados vão responder 13 questões.

VEJA TAMBÉM NO D24am