comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Sai lista de aprovados no Bolsa Idiomas em Manaus

Ao todo, são 4,9 mil bolsas de estudo. No período de 26 a 28 de agosto, vai haver o processo de remanejamento com os candidatos que não foram contemplados na opção que escolheram.

quarta-feira 14 de agosto de 2013 - 4:54 PM

Prefeitura divulga lista de contemplados no Bolsa Idiomas em Manaus. Foto: Mario Oliveira/ Semcom

Manaus -  A prefeitura de Manaus anunciou que a lista com os beneficiados do Programa Bolsa Idiomas já está disponível no site bolsaidiomas.manaus.am.gov.br - e também ao final desta matéria. Serão 2800 vagas em 11 instituições: Aslan, Dom Bosco, Fucapi, Cemetro, Escolas Nilton Lins, Oasis Cursos de Idiomas, Colégio Martha Falcão, CCAA, Ciesa, UNS e My Way Idiomas.

Ao todo, são 4,9 mil bolsas de estudo. No período de 26 a 28 de agosto, vai haver o processo de remanejamento com os candidatos que não foram contemplados na opção que escolheram. Foram distribuídas 3.352 vagas para inglês e 1601 para espanhol. Ainda de acordo com a prefeitura, metade do público contemplado tem funções ligadas ao turismo, como taxistas, atendentes, recepcionistas e o comércio em geral.

A diretora da Fundação Escola de Serviço Público do Município (Fespi), Luiza Bessa Rebelo, afirmou que a Copa de 2014 e a empregabilidade da população são os focos do programa.

"Este era um compromisso de campanha do prefeito e agora estamos dando complemento. Os candidatos irão fazer dois semestres, um básico e instrumental, e melhorar suas chances no mercado", disse a diretora.A entrega de documentos acontece nos dias 29 e 30 de agosto. As aulas começam no dia 2 de setembro.

Deverão ser entregues comprovante de residência; RG e CPF; comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração da escola na qual está estudando; declaração de renda familiar – emitida na inscrição; comprovante de renda familiar (de cada morador da mesma residência, conforme atividade exercida). A pessoa com deficiência deverá apresentar o laudo médico original ou cópia autenticada, em que conste o Código Internacional da Doença (CID), emitida por Junta Médica Oficial.

Quem trabalha diretamente com o turismo, deve apresentar Carteira de Trabalho ou declaração do sindicato que comprove o enquadramento profissional em uma das seguintes ocupações: taxistas legalmente credenciados; garçons e garçonetes de bares e restaurantes; e vendedores de lojas de artesanato e produtos regionais.

O prefeito Arthur Virgílio Neto ressaltou a importância do programa. "Temos que construir um povo bilingue e esses idiomas são universais. Não deixo de pensar que, apesar de nossas faculdades públicas e privadas, temos a nossa universidade virtual da prefeitura com o bolsa universidade e o bolsa idiomas. No ano que vem, queremos lançar o bolsa pós graduação porque já não basta mais o terceiro grau num mundo competitivo", analisou.

No total, foram 7.079  inscritos no programa. As inscrições eletrônicas iniciaram no dia 2 de agosto e finalizaram no último dia 11.


Documentos relacionados

VEJA TAMBÉM NO D24am