comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

Seduc e Semed divulgam período de matrículas e calendário para 2013

Os secretários de Estado e Municipal de Educação divulgam que serão 150 mil vagas oferecidas na rede pública. As zonas norte e leste da cidade têm maior número de ofertas.

quinta-feira 6 de dezembro de 2012 - 12:33 PM

As zonas norte e leste da cidade são as que têm o maior número de vagas, devido a demografia populacional. Foto: Marcos Paulo

Manaus - Os secretários de Estado de Educação (Seduc), Rossieli Soares da Silva, e o Municipal de Educação, Mauro Lippi, divulgaram na manhã desta quinta-feira (6), durante coletiva no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, localizada na Avenida Dom Pedro, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o número total de vagas nas escolas municipais e estaduais e as datas para matrícula em 2013.

De acordo com Rossieli e Mauro, 150 mil vagas estão sendo oferecidas na rede pública de educação, sendo 70 mil vagas da rede estadual, e 80 mil vagas da rede municipal de ensino. "Nós pedimos aos pais dos alunos que se desliguem da cultura de ir pra frente das escolas enfrentar fila sem necessidade. Se existe uma escola próxima da sua casa, mesmo não sendo a escola que seu filho estuda, você poderá ir apenas rematricular o estudante", pediu Silva, falando que existem 230 locais (escolas) de atendimentos da Seduc, e 145 postos de atendimento da Semed.

As zonas norte e leste da cidade são as que têm o maior número de vagas, devido a demografia populacional, logo, tem o maior número de escolas da rede estadual e municipal.

Novos alunos

Os novos alunos interessados nas vagas da rede pública já podem se cadastrar no site www.matriculas.am.gov.br. Na página, o aluno vai informar dados pessoais e a escola onde tem interesseem estudar. A gerente de matrícula da Seduc, Irlanda Araújo, explicou que o cadastro é uma prévia para efetivar inscrição dos alunos novos.

De 15 a 24 de janeiro, o estudante que se cadastrou deve voltar ao site e imprimir a ‘Designação da Vaga’. "Nesse período de janeiro, após confirmar para qual escola irá, o aluno deverá ir até a unidade de ensino com os documentos necessários para realizar a matrícula”, explicou a gerente.

Os documentos solicitados são: certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, duas fotos 3x4, carta de designação da vaga, documento de identificação do responsável pelo aluno.

Escolas de Tempo Integral

As inscrições para as escolas de tempo integral foram realizadas no período de 26 a 30 de novembro, mas o resultado será divulgado apenas no dia 17 de dezembro, e as matrículas poderão ser realizadas de2 a4 de janeiro de 2013.

Segundo a gerente de matrícula da Seduc, Irlanda Araújo, 11.500 alunos se inscreveram para concorrer as 2.338 vagas ofertadas. "Esse ano nós tivemos um aumento na procura, em 2011 8 mil alunos se inscreveram”.

Rematrícula

Para os alunos das escolas municipais que pretendem continuar na mesma escola, a rematrícula vai ocorrer entre 19 a 28 de dezembro para ensino fundamental, e para o ensino infantil ocorreu de26 a30 de novembro. Já nas escolas do Estado, a rematrícula vai ocorrer entre os dias 17 e 26 de dezembro para todas as séries. A rematrícula poderá ser feita na instituição onde o aluno já estuda.

Transferências

As transferências das unidades de educação infantil da Semed poderão ser feitas entre 9 e 14 de janeiro de 2013 nos postos de matrícula, além dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos, do Estado e município das séries do ensino fundamental e médio.

Informações

Quem tiver dúvida sobre o processo de matrícula deve procurar um dos postos, acessar www.matriculas.am.gov.br ou ligar para 3632-2108 e 3215-3544. Na rede municipal e na rede pública do Estado, o ano letivo começa no dia 4 de fevereiro.


Documentos relacionados

VEJA TAMBÉM NO D24am