comments powered by Disqus
Notícias / Amazonas

UFAM preocupa vestibulandos ao publicar conteúdo do PSC trocado

A Universidade já declarou que um novo programa de estudo será publicado na segunda quinzena de agosto.

sábado 7 de agosto de 2010 - 10:16 AM

Alunos de cursinhos estão preocupados com as mudanças aplicadas pela UFAM Foto: Márcio Silva

Manaus - A publicação do conteúdo programático das provas do Processo Seletivo Continuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem deixado muitos vestibulandos aflitos. Estudantes e professores reclamam que a instituição errou ao trocar tópicos da História, Geografia e Biologia. Nesta sexta, dia 06 de agosto, a Ufam declarou que um novo programa de estudo será publicado na segunda quinzena de agosto.

A estudante da 3a série do Ensino Médio do Colégio Militar de Manaus, Cibele Rabelo, de 17 anos, conta que o conteúdo programático divulgado pela Ufam não corresponde com os assuntos vistos pelos alunos. “Eles trocaram muita coisa. Colocaram História e Geografia da Amazônia, que é conteúdo do 3o ano, para o 1o ano. E a História e Geografia Geral, que é vista na 1a série, foi para o 3o ano”, disse.

De posse dos tópicos de estudos elaborado pela Comissão Permanente de Concursos (Comvest) da Ufam, pode-se ver que as alterações continuam. Na matéria de Biologia, a Ufam inseriu o tópico de ‘Evolução’, dado na 3a série, para a 1a série. Outro assunto do 3o ano que está em uma série anterior é ‘Genética e população’, que foi colocada no conteúdo da 2a série.

“Todos os alunos estão nervosos com isso. Os assuntos são muito extensos para estudar tudo nesses três meses e meio que faltam para a prova”, disse Cibele. “Sei que muitas escolas já estão mudando o planejamento de aula para ver os assuntos determinados pela Comvest. No cursinho, os professores também estão com os nervos a flor da pele”, declarou.

Segundo Cibele, alguns professores já entraram com um mandado de segurança contra as alterações estipuladas pela Comvest. “Acredito que foi por isso que eles tiraram o conteúdo programático do site da Ufam. Alguns dizem que foi erro deles, mas é uma coisa tão simples de fazer que é impossível acreditar nisso”, concluiu.

O arquivo com os tópicos de estudo para o PSC foi disponibilizado para download da semana passada e retirado do ar nesta sexta-feira, dia 06.

O professor de cursinho pré-vestibular, José Odair, classifica a atitude da Comvest como ‘incoerente’. De acordo com o professor, a Ufam enviou um ofício para os cursinhos informando sobre as mudanças no conteúdo, em julho. Segundo ele, a instituição afirma que ‘nada será revisto’.

“Trabalho com vestibular há 12 anos e nunca vi algo assim antes. Geralmente, alterações no conteúdo são tratados no início do ano. Ninguém imaginava que isso fosse acontecer”, disse.

Sem resposta

A diretora da Comissão Permanente de Concursos (Comvest), Ana Lúcia Galota, preferiu não comentar sobre o conteúdo programático. Ela se limitou a dizer que uma nova grade de estudos será publicada, junto com o edital do PSC 2011.

A divulgação do edital do mini-vestibular estava programada para o mês de julho. Mas, de acordo com Ana Galota, eles precisaram adiar a data devido a ajustes no processo de inscrições do concurso. “Agora, o PSC será gratuito para as escolas públicas do interior do Amazonas. Como a inscrição é via internet, é preciso reajustar nosso sistema de informática para atendermos esta demanda das escolas”, disse.

O PSC é responsável por 50% das vagas da Ufam. Atualmente, a universidade possui 101 cursos.

VEJA TAMBÉM NO D24am