comments powered by Disqus
Notícias / Concursos

Candidatos ainda não receberam o cartão de confirmação do Enem

A menos de um mês da realização do Exame, alunos não sabem onde farão as provas.

terça-feira 27 de setembro de 2011 - 9:04 AM

O Enem 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Foto: Jair Araújo

Manaus - Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a Cesgranrio, organizadoras do certame, ainda não repassaram à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) os cartões de confirmação que deveriam ser entregues, via postal, aos candidatos.

Data, hora e local onde serão realizadas as provas, além da opção de língua estrangeira são algumas das informações encontradas no cartão de confirmação.

De acordo com os Correios do Amazonas,  mesmo os cartões não tendo sido enviados pelos organizadores até agora, a distribuição dos mesmos será diferenciada, com disponibilização de uma equipe exclusiva para atender a demanda.

Conforme o item 5.4 do Edital do exame, o cartão de confirmação também pode ser impresso na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no link acompanhamento de inscrição. (www.inep.gov.br).

A manicure Paulina Ribeiro, que pela segunda vez participa do exame e não tem internet em casa, conta que está com medo de perder a prova por não ter em mãos o cartão de confirmação.

“O jeito é ir a uma lan house, depois do trabalho, imprimir o cartão”, afirmou ela, que não sabia da possibilidade de imprimir o cartão no site.

Para a zootecnista Alana Vinhote, que também aguarda a chegada do cartão de confirmação do Enem, uma alternativa para auxiliar a distribuição, pelo menos aos candidatos que ainda estão no Ensino Médio, seria o envio do documento diretamente as escolas.

“Lembro que quando fiz o Enem pela primeira vez os cartões chegavam diretamente no colégio e cabia à direção nos entregar”, lembrou.

Prevendo um possível atraso na entrega dos cartões de confirmação em função da greve nacional dos Correios, iniciada neste mês, algumas escolas de Manaus já vêm se antecipando e orientando os alunos.

No Centro Literatus (CEL), segundo a coordenadora do Ensino Médio Rubya Campos, desde o ano passado a instituição realiza o trabalho de orientação aos estudantes.

“Nós alertamos que eles podem fazer esse acompanhamento pelo site do Inep e pedimos atenção para a data de realização e local das provas”, contou.

Na Escola Estadual Marcantônio Vilaça, de acordo  com a diretora Liene Libório, a orientação para que os alunos busquem o site do Inep tem o objetivo de evitar possíveis congestionamentos ou quedas no sistema nos dias que antecederão as provas.

“Nenhum aluno nos procurou para dizer que o cartão não chegou, mas eles estão cientes que no site o cartão pode ser impresso”, disse.

No Amazonas,  131.426 candidatos  estão inscritos no Enem 2011, de acordo com o Inep. No total, mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer as 150 mil salas de prova, em 1.599 municípios, para participar do Exame.

VEJA TAMBÉM NO D24am