comments powered by Disqus
Notícias / Concursos

Vestibular da UEA abre inscrições com mais de 5 mil vagas

Inscrições devem ser feitas pela internet a partir da próxima segunda-feira.

quinta-feira 15 de setembro de 2011 - 4:34 PM

Inscrições para as provas do vestibular da UEA iniciam nesta segunda-feira. Foto: Evandro Seixas/Acervo-DA

Manaus - Quase duas mil novas vagas foram criadas com a aprovação dos cursos de Tecnologia nas áreas de Gestão Pública e Agrimensura e Bacharelado em Saúde Coletiva para o Vestibular 2011 da UEA, com inscrições entre 19 de setembro e 19 de outubro e provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Ao todo, serão oferecidas 5.060 vagas para cursos em 24 municípios incluindo Manaus.

As inscrições devem ser feitas via internet nos endereços www.uea.edu.br e www.vunesp.com.br.

A criação dos novos cursos segue uma tendência nacional de qualificar profissionais para atender às demandas de municípios do interior dos estados facilitando o acesso das populações a serviços públicos eficientes com capacidade de solucionar problemas com a agilidade necessária, evitando o deslocamento das pessoas para as capitais.

Segundo o reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira, os novos cursos são uma exigência natural do processo de desenvolvimento do Amazonas e são resultado dos investimentos direcionados  pelo governo do estado para a criação de oportunidades para os moradores do interior. “E não estamos falando de prédios.

Estamos falando de pessoas”, afirma o reitor referindo-se à orientação do governador Omar Aziz  determinado a expandir o atendimento da UEA ampliando o número de vagas nos municípios do interior em cursos estruturados a partir “de rigorosas análises técnicas das atuais demandas do estado”, defende o professor José Aldemir.

Oportunidades

Estudantes do Ensino Médio ganham este ano mais um mecanismo de acesso à universidade.  O Sistema de Ingresso Seriado (SIS), criado pela UEA, avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries e selecionará os alunos com melhor desempenho.

O sistema seriado, lançado pelo governador Omar Aziz,  amplia o acesso aos cursos oferecidos pela UEA e substitui o Sistema de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia.

Os estudantes que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será  encerrado definitivamente.

 

Vestibular de acesso 2012 / Novos cursos

 

Bacharelado em Saúde Coletiva

1 - Boca do Acre

2 – Carauari

3 - Careiro Castanho

4 – Coari

5 – Eirunepé

6 – Humaitá

7 – Itacoatiara

8 – Lábrea

9 – Manacapuru

10 – Manaus

11 – Manicoré

12 - Maués

13 - Novo Aripuanã

14 – Parintins

15 - Presidente Figueiredo

16 - São Gabriel da Cachoeira

17 - Tabatinga

18 - Tefé.

 

Tecnologia em Gestão Pública

1 - Boca do Acre

2 - Carauari

3 - Careiro Castanho

4 - Coari

5 - Eirunepé

6 - Humaitá

7 - Itacoatiara

8 - Lábrea

9 - Manacapuru

10 - Manicoré

11 - Maués

12 - Novo Aripuanã

13 - Parintins

14 - Presidente Figueiredo

15 - São Gabriel da Cachoeira

16 - Tabatinga

17 - Tefé

18 - Anori

19 - Apuí

20 - Beruri

21 - Fonte Boa

22 - Itapiranga

23 - São Paulo de Olivença

24 - Borba

 

Tecnologia em Agrimensura

1 - Manaus

2 - Humaitá

3 - Itacoatiara

VEJA TAMBÉM NO D24am