comments powered by Disqus
Notícias / Economia

Doações podem ser abatidas no Imposto de Renda

Pessoas jurídicas podem descontar do Imposto de Renda até 1% do que é declarado, enquanto o percentual para pessoas físicas pode chegar até 6%.

quinta-feira 21 de março de 2013 - 9:14 PM

ManausO Programa Imposto de Renda Solidário é uma das maneiras de pessoas físicas ou jurídicas fazerem doações ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) com abatimento direto de tributos. 

Conforme o gerente da instituição Márcio Pereira, pessoas jurídicas podem descontar do Imposto de Renda até 1% do que é declarado enquanto o percentual para pessoas físicas pode chegar até 6%.

“No ano passado, a instituição conseguiu arrecadar R$ 180 mil através desse programa e os recursos são extremamente importantes para manter as ações que desenvolvemos hoje”, afirmou.

Todas as doações são recolhidas para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que transfere o dinheiro ao GAAC-AM. Atualmente, 380 crianças são atendidas pela entidade.

Segundo Márcio, depois que o declarante obtiver o valor total que precisa debitar ao Imposto de Renda, deve calcular o valor a ser doado (até 1% do total para pessoas jurídicas e 6% do total para pessoas físicas).

No próprio programa da Receita Federal há um campo denominado ‘Doações’. Lá, o declarante preenche o valor a ser doado e a razão social e CNPJ do GAAC-AM (Razão Social: Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas, CNPJ: 04285392/0001-33). Será emitido um boleto. O

pagamento deverá ser feito através de depósito bancário na conta corrente n.º 6067-4 Agência 3563-7 do Banco do Brasil, em nome do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CNPJ 01.153.631/0001-03. No depósito deve ser descrito que o valor se trata de ‘Doação para o GACC/AM’.

VEJA TAMBÉM NO D24am