comments powered by Disqus
Notícias / Eleições 2014

Instituto Diário de Pesquisa acerta números da eleição em Manaus

O estudo, divulgado ontem, apontou que a eleição teria segundo turno, com Arthur Neto (PSDB) tendo 42% dos votos válidos conta 20% de Vanessa Grazziotin (PCdoB)

domingo 7 de outubro de 2012 - 9:52 PM

Nossas pesquisas são baseadas em um moderno sistema de entrevistas", disse Edmilson de Araújo Silva, diretor do IDP. Foto: Thiago Corrêa

(Manaus) - O Instituto Diário de Pesquisa (IDP) apontou em suas pesquisas o real resultado das eleições municipais. Npesquisa de boca de urna, a primeira a ser divulgada, às 17h de domingo, no portal www.d24am.com, os números foram exatamente os do resultado da eleição, divulgado às 19h, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), dentro da margem de erro.

Nas outras três pesquisas anteriores, as pesquisas do IDP sempre apresentaram Arthur Neto (PSDB) com mais de 10% sobre Vanessa Grazziotin (PCdoB). O IDP também foi o único a apontar Henrique Oliveira (PR) como terceiro colocado na eleição e a apresentar os demais candidatos na ordem semelhante à do final do primeiro turno. Durante a série de pesquisas, não houve variação ou mudança nesta ordem.

“Nossas pesquisas são baseadas em um moderno sistema de entrevistas. Nossa metodologia é diferente do que os outros institutos utilizam e nos permite ter precisão nos cenários”, disse Edmilson de Araújo Silva, diretor do IDP.

A Perspectiva, que fez pesquisas para a Rádio Difusora, teve números semelhantes aos do IDP na boca de urna. Outros institutos apontaram resultados bastante diferentes durante a campanha eleitoral e, inclusive, na boca de urna.

O estudo, divulgado ontem, apontou que a eleição teria segundo turno, com Arthur Neto (PSDB) tendo 42% dos votos válidos conta 20% de Vanessa Grazziotin (PCdoB). A pesquisa boca de urna repetiu o resultado das três pesquisas anteriores do IDP, mostrando a liderança de Arthur com larga diferença. O quarto lugar no resultado da eleição em Manaus, segundo a pesquisa boca de urna, ficou com Serafim Correa (PSB) com 10% dos votos. Sabino Castelo Branco (PTB) teve 6% dos votos informados na pesquisa. Pauderney (DEM) obteve 3%, seguido por Navarro (PCB) com 0,6%, Jerônimo Maranhão (PMN) com 0,3% e Herbert Amazonas (PSTU), 0,1% dos votos.

A pesquisa divulgada foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) sob número AM00048/2012. Foram aplicados 1.000 questionários em todas as zonas da cidade, até as 15h. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.

VEJA TAMBÉM NO D24am