comments powered by Disqus
Notícias / Eleições 2014

PSD foi o partido campeão de votos no Amazonas nas eleições deste ano  

Dos 6,5 milhões de votos dados pelos 1,7 milhão de eleitores no AM, 1,4 milhão foram para o PSD. 

segunda-feira 3 de novembro de 2014 - 9:21 AM

Agência Ansa / portal@d24am.com

Manaus - Com sete votos por eleitor, incluindo o segundo turno e as disputas ao Senado, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas, além da Presidência da República e governos estaduais, o PSD foi o partido no Amazonas que mais recebeu votos nas eleições deste ano. Dos 6,5 milhões de votos dados pelos 1,7 milhão de eleitores que compareceram às urnas no Estado, 1,4 milhão de votos foi destinado aos candidatos do PSD, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PSD foi criado em 2011 pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e, no Estado, é presidido pelo senador eleito Omar Aziz. O partido ultrapassou, em número de votos e de candidatos eleitos, partidos com mais de 20 anos de atuação política-partidária.

Com os 1,4 milhão de votos, foram eleitos pelo PSD o próprio Omar Aziz, ex-governador do Estado, com 933,9 mil votos ao Senado. Os deputados federais Átila Lins e Silas Câmara receberam, respectivamente, 89.453 e 166.281 votos. Na Assembleia Legislativa, Josué Neto, Ricardo Nicolau, David Almeida e Dr. Gomes são filiados à legenda.

Até o final do primeiro turno da disputa eleitoral, o PMDB aparecia em segundo lugar com 1,056 milhão de votos. Não foram incluídos os votos recebidos pelo senador Eduardo Braga, candidato derrotado ao governo do Estado, no segundo turno. Mesmo assim, o PMDB elegeu os deputados estaduais Belarmino Lins, Wanderley Dallas e Vicente Lopes, além do deputado federal Marcos Rotta. 

O PROS, do governador reeleito José Melo, também ultrapassou partidos políticos com tradição no Amazonas. Criada em 2013, a sigla ficou em terceiro lugar no ranking do Estado entre os que mais receberam votos. Até o final do primeiro turno, o PROS tinha recebido 793,2 mil votos. Desse total, 707,1 mil foram destinados a Melo no primeiro turno da disputa pelo governo do Estado. O partido político conseguiu reeleger o deputado estadual Sidney Leite.

O ranking dos cinco partidos políticos que receberam mais votos no Amazonas é completo pelo PT e PSB que receberam, respectivamente, 731,4 mil e 420,2 mil votos.

Com os votos recebidos, o PT reelegeu os deputados estaduais José Ricardo e Sinésio Campos, mas perdeu a disputa para o Senado com o deputado federal Francisco Praciano.

Dos 420,2 mil votos recebidos pelo PSB, 271,1 mil foram destinados ao vereador Marcelo Serafim, candidato ao Senado, e Marcelo Ramos, candidato ao governo do Estado. Nenhum dos dois foi eleito. O partido elegeu apenas o ex-prefeito Serafim Correa para a ALE.

O PMN, PSOL, PSTU e PCB, que tinham candidatos ao governo e ao Senado, receberam entre 6,5 mil e 39,4 mil votos. Os partidos não conseguiram eleger nenhum representante. Dos 39,4 mil votos recebidos pelo PMN, 24,4 mil foram destinados ao deputado estadual e candidato ao governo do Estado, Chico Preto.

VEJA TAMBÉM NO D24am