comments powered by Disqus
Notícias / Manaus 2014

Lojas em Manaus decoram para atrair os turistas estrangeiros

Estabelecimentos comerciais de Manaus modificaram o ambiente para das boas-vindas aos ‘gringos’.

quinta-feira 12 de junho de 2014 - 7:42 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Lojas, restaurantes, postos de combustíveis e centro comercias de diversas áreas de Manaus se ‘enfeitaram’ com bandeiras das seleções que jogarão na cidade. Foto: Reinaldo Okita

Manaus - Preocupados em atrair turistas dos oito países que jogarão em Manaus pela Copa do Mundo, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais da cidade apostam na ornamentação, principalmente com bandeiras, para chamar a atenção da clientela estrangeira. Entre as estratégias dos comerciantes, estão as promoções no período do Mundial e a caracterização de funcionários.

Privilegiada pela localização a poucos metros do estádio, no trecho da Avenida Pedro Teixeira entre a Constantino Nery e a Djalma Batista, o centro comercial Arena Mall reúne drogaria, pizzaria, restaurante japonês e irá inaugurar mais um bar e restaurante de marcas famosas. Além da proximidade e da referência ao estádio no próprio nome, o centro exibe as bandeiras da Itália, Inglaterra, Camarões, Croácia, Estados Unidos, Portugal, Honduras, Suíça e Brasil.

Proprietário da Arena Mall, o empresário Marcos Martins considera a medida como uma forma de dar as boas-vindas aos torcedores que irão aos jogos na Arena, brasileiros ou estrangeiros. “É mais uma questão de educação para recebê-los, para mostrar que estamos receptivos”, definiu Martins, que também se mostra esperançoso com o aproveitamento da Arena após a Copa.

“Espero que a Arena deslanche e o que o futebol local possa, um dia, justificar todo esse investimento. Com certeza isso seria bom para o centro (Arena Mall) e para todos. A gente torce para que dê certo”, disse o empresário.

Um pouco mais distante, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, o Restaurante Ki Tempero começou a decorar a entrada do estabelecimento com as bandeiras de Inglaterra, Portugal, Itália e Brasil, nove dias antes do primeiro jogo na cidade.

Na área interna, bandeirinhas de praticamente todas as seleções do Mundial estão penduradas em barbantes no teto, enquanto os garçons atendem os clientes com chapéus e adereços do Brasil.

A gerente Sandra Vasconcelos revelou que a decoração chamou a atenção de curiosos, que até perguntaram aonde os materiais foram comprados, em alguns casos. “No meio do mês de maio, o proprietário trouxe as bandeiras (do lado de fora) de São Paulo. Tem pessoas que pedem para bater fotos e estamos contando que a medida atraia turistas. Já recebemos até repórteres estrangeiros”, disse Sandra. No local, prato estrangeiro mais comum é o bacalhau português, servido às terças.

As bandeiras das seleções que vêm a Manaus também são visíveis na placa de publicidade do Restaurante Rei do Churrasco, na esquina da Avenida Castelo Branco com Ramos Ferreira, zona Sul.

“Estamos com o projeto ‘A melhor torcida’, convidando as pessoas para assistirem aos jogos do Brasil aqui. Também esperamos os estrangeiros”, disse a supervisora do local, Kelry Ane Braz.

Com um varal de bandeiras para vender na Avenida Boulevard Álvaro Maia, o vendedor ambulante Joelson Batista revelou que, além dos acessórios do Brasil, as bandeiras estrangeiras estão fazendo sucesso. “As bandeiras da Inglaterra acabaram muito rápido, porque veio menos, mas as de Portugal, que tinha mais, acabaram mais rápido ainda”, revelou.

Os mais entusiasmados com as seleções também têm a opção de enfeitar o carro com adesivos no Rei do Insulfilm, na Avenida Visconde de Porto Alegre. O proprietátio Leno Santos constatou que já recebeu clientes que costumizaram o veículo com alusão a Itália, Inglaterra e Portugal.

VEJA TAMBÉM NO D24am