comments powered by Disqus
Notícias / Manaus 2014

Manaus vai receber só quatro jogos da primeira fase Copa de 2014

Fifa decidiu ainda que a capital amazonense não vai sediar os jogos da Copa das Confederações que será realizada em 2013. SP é a sede do jogo de abertura e RJ tem a final.

quinta-feira 20 de outubro de 2011 - 12:30 PM

Manaus - A Fifa confirmou que Manaus vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. As partidas serão válidas apenas pela primeira fase do torneio. O anúncio foi feito na manhã desta quinta (20) durante a apresentação das tabelas da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014.

Além disso, ficou decidido que a capital amazonense não vai sediar os jogos da Copa das Confederações que será realizada em 2013. O anúncio foi feito na manhã desta quinta (20) durante a apresentação das tabelas do torneio e também da Copa do Mundo de 2014.

A decisão da Fifa vai de encontro com o que o governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou durante a semana de que achava difícil que a competição fosse realizada na cidade devido às obras não somente do estádio Arena da Amazônia, como de infra-estrutura da cidade, não estarem prontas até os jogos de 2013.

A revelação de quais cidades receberem os jogos de abertura das duas competições e quantos jogos cada sede terá acabaram com discussões e polêmicas que resultaram em muitos lobbys de governadores e prefeitos tanto ao presidente da CBF, Ricardo Texeira quanto ao da Fifa Joseph Blatter.

COPA DO MUNDO 2014                                      

O jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo. As semifinais serão disputadas em São Paulo e Belo Horizonte, enquanto terceiro e quarto lugar serão conhecidos em Brasília. A final será disputada no Rio de Janeiro.

Os horários  dos jogos também foram definidos. Na primeira fase, as partidas serão disputadas às 13h, 16h, 19h e 22h (todos horários de Brasília). A partir das oitavas de final, os jogo acontecerão às 13h e 17h. Quartas e semifinais serão disputadas às 17h, enquanto a decisão será disputada às 16h.

O Brasil, como anfitrião, ocupa a posição A1 na composição dos grupos. Assim, já se sabe que a equipe disputará seu primeiro jogo em São Paulo, na partida de abertura da Copa, e os outros dois jogos da fase de grupos em Fortaleza e Brasília.

Tabela incompleta da Copa das Conferações

Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Salvador já são sedes pré-definidas para a Copa das Confederações. A abertura será em Brasília, enquanto a final será disputada no Rio de Janeiro. Enquanto outras duas, Recife e Salvador, dependem da conclusão dos estádios para receber a competição.

Apesar da indefinição sobre as sedes, a Fifa já definiu os palcos dos principais jogos da Copa das Confederações. Assim, Brasília terá a abertura do torneio em 2013, enquanto o Rio ficará com a grande final. Já Belo Horizonte e Fortaleza irão receber uma semifinal cada um.

Durante o anúncio feito nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira, deixou claro que a participação de Recife e Salvador na Copa das Confederações dependerá da conclusão dos estádios até junho do ano que vem. Mas não adiantou se as duas cidades podem ser substituídas por outras caso não consigam cumprir tal prazo.

A competição vai ocorrer entre 15 e 30 de julho e reunirá os campeões dos seis continentes, além do país sede e do atual campeão mundial. Até o momento, Japão (campeão asiático), México (campeão da Concacaf), Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Uruguai (campeão da América do Sul) já têm presença confirmada. Ainda faltam ser definidos os representantes de Oceania, África e Europa.

Horários dos jogos da Copa do Mundo 2014

Partida de abertura: 17h

Partidas da fase de grupos: 13h – 16h – 19h – 22h

Oitavas de final e Quartas de final: 13h – 17h
 

Semifinais: 17h
 

Disputa de 3º lugar: 17h
 

Final: 16h

 

Quantidade de Jogos de Cada Sub-Sedes na Copa-2014

Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final

Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar

São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal

Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal

Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase

Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase

Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase

Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase

VEJA TAMBÉM NO D24am