comments powered by Disqus
Notícias / Manaus 2014

Moradores do entorno da Arena da Amazônia serão cadastrados

No total, 58 vias vão ser fechadas seis horas antes das partidas da Copa no estádio, e só terão acesso as pessoas previamente cadastradas

sexta-feira 16 de maio de 2014 - 5:18 PM

Comércios passarão por cadastramento assim como as residências Foto: Reinaldo Okita

Manaus - Cerca de 1,6 mil residências e comércios localizados no entorno da Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Nery, zona centro-oeste de Manaus, serão cadastradas durante a próxima semana pelo Governo do Estado do Amazonas. Ao todo, serão cadastradas 58 vias, entre avenidas, becos, vilas, ruas e travessas, que não possuem acesso alternativo durante o bloqueio para os jogos da Copa do Mundo na cidade.

Na tentativa de garantir a acessibilidades das pessoas do entorno da Arena nos dias 14, 18 22 e 25 de junho, mais de oito mil moradores e trabalhadores destas vias serão cadastrados a partir das nove horas deste sábado (17). A ação será realizada por, aproximadamente, 50 recenseadores do Corpo de Bombeiros, da Suhab e da Defesa Civil, que estarão auxiliando o Governo do Estado.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, o bloqueio será feito somente nos dias dos jogos em Manaus, sempre seis horas antes do início e até duas horas após do término dos jogos. Para a realização do mapeamento completo, foi realizado, com o auxílio do IBGE, um levantamento de todas as áreas do entorno do estádio.

“A necessidade do cadastramento se deve ao fato de nós querermos facilitar o acesso das pessoas que moram dentro do perímetro de exclusão, que possuem apenas um acesso às suas residências e que não tenham ingresso para os jogos. Já as vias com saídas alternativas não necessitarão ter seus habitantes cadastrados”, explicou Miguel Capobiango Neto.

Segundo Capobiango, durante a ação também serão cadastrados os veículos utilizados por moradores e trabalhadores da localidade. “Após o cadastramento, as pessoas irão receber as credenciais pessoais (com nome, RG e CPF) e veiculares (com informação de modelo, cor e placa) em suas próprias residências”, afirmou o coordenador da UGP Copa, ressaltando que ainda não há previsão para as credenciais serem entregues.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Roberto Rocha, afirmou ainda que o trabalho de cadastramento em condomínios localizados dentro da área de isolamento será diferenciado e deverá contar com a parceria das administrações dos edifícios.

 “Todos os recenseadores estarão fardados e identificados com crachá. Será uma ação interativa com os moradores, que deverão aguardar em casa, onde serão entrevistados e cadastrados. Durante o horário dos jogos, os moradores não poderão trazer pessoas não cadastradas para dentro da área isolada. O mesmo se aplica a clientes de comércios localizados no entorno", concluiu o coronel Roberto Rocha. 

Ainda segundo ele, o raio de isolamento de 1 km em torno da Arena abrange desde a Rodoviária, no início da Avenida Constantino Nery, até próximo a Avenida Darcy Vargas, passando pela Avenida Pedro Teixeira, no Bairro Dom Pedro. 


Documentos relacionados

VEJA TAMBÉM NO D24am