comments powered by Disqus
Notícias / Manaus 2014

Para SMTU, pelo menos 31 mil pessoas vão a jogos na Arena de ônibus ou a pé

Plano de acesso à Arena da Amazônia foi anunciado na tarde de hoje. Segundo a SMTU, mais 19 linhas de ônibus serão criadas especificamente para a Copa.

quarta-feira 28 de maio de 2014 - 6:03 PM

Apresentação dos planos foi realizada na tarde de hoje Foto: Tácio Melo/ Semcom

Manaus - A falta de estacionamento levará 56% dos espectadores dos jogos da Copa do Mundo a utilizar o transporte público de Manaus para chegar até a Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Nery e outros 30% deverão ir a pé. A estimativa é  da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O diretor de transportes Waldir Frazão, garantiu que a frota de 490 veículos será suficiente para atender os 20 mil torcedores do público geral que utilizarão os ônibus.

Os números da SMTU e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) apontam que o público geral, por partida, será de 37 mil pessoas. Desse total, pouco mais de 20 mil irão a Arena de ônibus e 11,2 mil devem ir a pé. Apenas 3, 4 mil devem utilizar automóvel próprio. O restante, cerca de 1,8 mil, devem ir ao estádio de táxi. 

Por isso, segundo Frazão, a prioridade no Plano de Mobilidade Urbana para a Copa, apresentado na tarde de hoje, priorizou o transporte público coletivo. “A Arena não possui estacionamento, o entorno dela também não, então nós solicitamos ao espectador que venha ver os jogos utilizando o transporte público. Porque o transporte público funciona, sim”, ressaltou ele. 

Nas proximidades da Arena, a Avenida Djalma Batista será a principal via de acesso para os torcedores. Segundo Frazão, serão 61 linhas que atenderão o entorno do estádio, além dos ônibus alternativos que já circulam pela via. “Nós teremos 490 veículos operando nesse perímetro, as pessoas também poderão contar com pelo menos 10 linhas de alternativos que já atendem essa área, totalizando mais 200 carros pelo menos”, apontou. 

De acordo com o chefe da Divisão de Operação e Controle do Manaustrans, Antônio Costa Neto, nove pontos de ônibus serão instalados entre a Djalma Batista  e a Avenida Mário Ypiranga Monteiro para atender essa demanda. “Serão pontos provisórios, que serão posicionados de maneira estratégica o mais próximo da Arena possível”, ressaltou. 

As paradas de ônibus deverão ficar entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em frente ao Amazonas Shopping, e na  Avenida Mário Ypiranga Monteiro, em frente ao Restaurante Tropeiro. 

Além das 42 linhas de ônibus que já atendem a Avenida Djalma Batista, mais 19 linhas serão criadas para atender a população que vai até a Arena da Amazônia nos dias de jogos. Essas linhas, segundo Frazão, irão sair de pontos estratégicos da cidade como os terminais de ônibus das zonas leste e norte de Manaus, aeroporto e Ponta Negra e a zona sul, já que o Centro Cultural Povos da Amazônia é local e troca de ingressos.

Mudanças no trânsito

Mudanças temporárias irão ocorrer no entorno da Arena somente nos dias de jogos em Manaus e nas proximidades da Fan Fest. Vale lembrar que dos dias de jogos foi decretado ponto facultativo na cidade.

A operação no entorno da Arena da Amazônia começará a partir das 6h, com a implantação do Perímetro de Segurança atingindo as seguintes vias:

• A partir das 6h, ficam interditadas as avenidas Lóris Cordovil, Pedro Teixeira, alameda do Samba e Belmiro Vianez.

• A Avenida Constantino Nery será interditada a partir do meio dia, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas.

• A avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para ônibus no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena, a partir das 14h. Outros veículos não poderão transitar.

• As avenidas Darcy Vargas, Stenio Neves, Maneca Marques, Umberto Calderaro, em direção à rotatória do Eldorado, são opção de itinerário para o acesso à zona Norte.

• No entorno da Arena haverá Pontos de Verificação de Veículos. Somente terão acesso veículos credenciados pela FIFA. A Prefeitura de Manaus não tem autorização para liberar veículos para acessar essas áreas.

A operação no perímetro imediato da FIFA Fan FestTM será feita dos dias 12 de junho a 13 de julho, das 9h às 22h. O perímetro imediato se inicia no cruzamento da avenida do Turismo e avenida Coronel Teixeira e se estende até a Marina do Davi e até dois quilômetros após o cemitério do Tarumã. Haverá restrição de tráfego de veículos pelos seguintes trechos:

• O trânsito no entorno da Fan Fest, sentido Centro/Ponta Negra, seguirá pela avenida Cel. Teixeira , entrando pela alameda Alasca até a alameda Japão.

• Apenas os ônibus entrarão da Alameda Líbia e passarão pela avenida Cel. Teixeira, em contra-fluxo, para sair do evento.

• O estacionamento estará proibido nas avenidas Cel. Teixeira, alameda Líbia e na avenida do Turismo, no trecho entre avenida Cel. Teixeira e condomínio Itaporanga.

VEJA, ABAIXO, TODOS OS PLANEJAMENTOS DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS:


Documentos relacionados

VEJA TAMBÉM NO D24am