comments powered by Disqus
Notícias / Mundo

Deslizamento de terra mata ao menos 93 na Colômbia

O acidente aconteceu na cidade de Mocoa, capital de Putamayo, após fortes chuvas na região

sábado 1 de abril de 2017 - 1:59 PM

Estadão Conteúdo / portal@d24am.com

Bogotá - Ao menos 93 pessoas foram mortas e 120 ficaram feridas após deslizamento de terra na província de Putamayo, no sudoeste na Colômbia.

O deslizamento aconteceu após uma noite de chuvas fortes na região de Mocoa, capital de Putamayo. Segundo as autoridades locais, com a quantidade de água, rios transbordaram e empurraram lama e detritos para a cidade, destruindo casas e edifícios e fechando estradas.

"Neste momento, removemos 93 corpos, entre eles mulheres e bebês", disse o comandante da polícia, o coronel Omar Bonilla, à estação de rádio local.

A equipe de resgate anunciou que usará máquinas pesadas para ajudar na retirada de dejetos.

Fotos publicadas pela força aéra no Twitter mostraram bairros cobertos de lama e casas seriamente danificadas. Vídeos feitos por câmera de telefones celulares e publicados em mídias sociais mostravam residentes à procura de sobreviventes nos destroços. Durante entrevista a imprensa local, o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro disse que não será possível o retorno as casas dos bairros danificados e que duas pontes foram completamente destruídas.

"Uma grande parte das muitas casas foram tomadas pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente e foram capazes de sair e se salvar", disse.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos usou sua conta no Twitter para dizer que estava orando pelas vítimas. Santos anunciou que está a caminho da região.

VEJA TAMBÉM NO D24am