comments powered by Disqus
Notícias / Política

Cadastro biométrico em Itacoatiara coleta digitais de 3,6 mil eleitores

Quantidade foi registrada pelo TRE em dez dias. Em quatro dias, Novo Airão registra quase 1 mil.

sexta-feira 25 de outubro de 2013 - 6:00 AM

O Tribunal Regional Eleitoral vem registrando queda na média diária de coletas de digitais nos municípios do interior. Foto: Reinaldo Okita

Manaus - Em dez dias de cadastramento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) coletou as digitais de 3,6 mil eleitores do município de Itacoatiara. Em Novo Airão, apenas 937 foram cadastrados em quatro dias de atendimento, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A média diária do número de eleitores cadastrados na biometria reduziu desde o início do cadastramento no Estado. 

Em Presidente Figueiredo, primeiro município a receber a biometria, 1,2 mil eleitores, sendo 600 por dia, foram cadastrados nos dois primeiros dias. O atendimento se manteve com uma média de 300 pessoas atendidas por dia até o encerramento do cadastramento na sede do município.

Já em Itacoatiara e Novo Airão, a média de pessoas cadastradas é de 300 e 180 respectivamente, desde o início do processo, no dia 17 de outubro, em Novo Airão, e no dia 10, em Itacoatiara.

A mesma redução no número de atendimentos ficou evidente nos primeiros dias de atendimento em Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva, quando a média variava de 150 a 200, nos primeiros dias. Em Careiro, muitos eleitores deixaram para se cadastrar no último dia.  

Para o diretor-geral do TRE, Henrique Levy, cada município possui particularidades e não podem ser comparados entre si. “No Careiro da Várzea, a maior parte dos eleitores mora na zona rural. Então, tem dificuldades que outros municípios não têm”, exemplificou ele, durante o encerramento da biometria no município.

VEJA TAMBÉM NO D24am