comments powered by Disqus
Notícias / Política

Prefeito segue internado no Hospital Sírio Libanês para realização de cirurgia

Amazonino Mendes deverá ser submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio nos próximos dias. Enquanto isso, o juiz titular da Vara da Dívida Ativa Estadual assume prefeitura.

quinta-feira 23 de agosto de 2012 - 11:25 AM

Amazonino Mendes está internado em São Paulo desde a última segunda. Foto: Arlesson Sicsú

Manaus - O juiz titular da primeira Vara da Dívida Ativa Estadual, Airton Luís Corrêa Gentil, afirmou que vai continuar no comando da Prefeitura de Manaus até a próxima segunda-feira (27), mas caso seja preciso que ele continue no cargo, o Gabinete Civil irá enviar um ofício para a Câmara Municipal de Manaus para aprovar o prolongamento. O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, está internado num hospital de São Paulo e não tem previsão de alta. 

"A missão não é fácil pois a atividade que eu exerço é bem diferente da que um prefeito exerce. E administrar uma cidade da dimensão de Manaus é sempre um desafio." declarou o juiz, que assumiu a prefeitura no último dia 15.

Gentil é o quinto juiz mais antigo de Manaus e assumiu em função do impedimento dos outros quatro que o antecedem na linha sucessória: Lafayette Vieira Júnior é juiz eleitoral de Urucurituba; Jomar Fernandes é titular da 1ª Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal, Anselmo Chíxaro ocupa o cargo de corregedor do Fórum Henoch Reis e Nélia Caminha que é juíza auxiliar da presidência.

 

A substituição plena dá ao juiz poder de decisão em qualquer assunto referente a prefeitura. Gentil já se reuniu com o secretariado e garantiu que não vai fazer mudanças no período em que estiver na prefeitura. Ele pretende cuidar apenas do setor administrativo do pode executivo municipal. "Vou dar continuidade ao trabalho. Não tem, no momento, nada fora da normalidade. É final de governo, então só preciso concluir os trabalhos propostos. Até agora não aconteceu nada que precisasse de uma intervenção maior", afirmou.

"Eu conto com o apoio total e irrestrito da equipe de governo, que já vem acompanhando o trabalho feito pelo prefeito por todo seu mandato. Eles conhecem os problemas da cidade e sabem plenamente o que esta sendo feito", destacou o juiz que disse se sentir tranquilo diante da missão.

O juiz já assumiu interinamente a prefeitura de Humaitá, no interior do Amazonas, por um dia.

Boletim médico

De acordo com o boletim médico, divulgado na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 20 de agosto, para avaliação clínica de rotina. Durante avaliação, foi realizado cateterismo cardíaco, que mostrou obstruções significativas nas artérias coronárias. O paciente deverá ser submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio nos próximos dias.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos professores doutores Raul Cutait, Roberto Kalil Filho, Paulo Cesar Ayroza Galvão, Ricardo Peres e Fábio Jatene.

O secretário municipal de saúde (Semsa), Francisco Deodato, que acompanha o prefeito em São Paulo, afirmou tranquilidade por parte dele durante a preparação para a cirurgia. "Ele está bem, tranquilo, consciente e conversando. Ele aguarda as próximas orientações para entrar no centro cirúrgico", ressaltou.

VEJA TAMBÉM NO D24am