comments powered by Disqus
Notícias / Política

TRE inicia cadastro biométrico de eleitores na cidade de Iranduba

O município será o último atendido pela Justiça Eleitoral neste primeiro ciclo de cadastramento biométrico no Amazonas

sexta-feira 29 de novembro de 2013 - 9:33 PM

O cadastramento biométrico em Manaus será feito em 2014 Foto: Eraldo Lopes/22/04/13

ManausO Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou, nesta sexta-feira (29), o cadastramento biométrico dos 27,4 mil eleitores de Iranduba. O município será o último atendido pela Justiça Eleitoral neste primeiro ciclo de cadastramento biométrico no Amazonas.

Até a tarde desta sexta-feira, 54.882 eleitores em Careiro da Várzea, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva já tiveram a digital cadastrada no sistema biométrico. O TRE-AM recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os equipamentos para início da biometria em abril deste ano e o cadastramento biométrico no Amazonas iniciou em abril no município de Presidente Figueiredo, onde os trabalhos já foram concluídos.

Segundo a assessoria de comunicação do tribunal, a implantação da biometria no sistema de voto também já foi finalizada em Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva. A Justiça Eleitoral concentrará os esforços em Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba, onde o cadastramento será realizado até o primeiro trimestre do ano que vem.

Os eleitores de Manaus passarão pelo cadastramento após as eleições em 2014. Para o presidente do TRE, desembargador Flávio Pascarelli, o maior desafio da Justiça Eleitoral será realizar o cadastramento biométrico em Manaus e nos maiores colégios eleitorais do Amazonas, como Parintins e Manacapuru. “Mesmo com o alto índice de denúncias de irregularidades no cadastramento eleitoral no interior, principalmente nos maiores colégios eleitorais, nosso maior desafio será Manaus”, disse.

O cadastramento biométrico foi lançado pelo TSE, no início deste ano, com intuito de revisar o cadastro eleitoral e para que, até 2017, todos os eleitores votem com a identificação biométrica.

Acompanhamento diário

O TSE disponibiliza um sistema de acompanhamento diário das metas do cadastramento biométrico em todo o País. Segundo o sistema, até a tarde desta sexta-feira, 54.882 eleitores no Amazonas dos 225.008 eleitores que devem passar pelo cadastramento biométrico nesse primeiro ciclo já passaram pela biometria e estão aptos a votar utilizando a digital.

Em todo Brasil, 13,9 milhões de eleitores devem passar pelo cadastramento biométrico até 2017. Deste total, até esta sexta-feira, 7,9 milhões já tinham passado pelo cadastramento. Brasília desponta com o maior número de eleitores com a biometria cadastrada.

 

VEJA TAMBÉM NO D24am