comments powered by Disqus
Notícias / Saúde

Mulheres que fazem musculação têm menor risco de desenvolver diabetes

O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos

sexta-feira 17 de janeiro de 2014 - 8:30 AM

Massa muscular desenvolvida funciona como amortecedor contra diabetes Foto: Divulgação

São Paulo - Mulheres que fazem musculação reduzem o risco de desenvolverem diabetes, de acordo com um estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA).

O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos. Levantar pesos, fazer flexões ou exercícios similares de resistência muscular foram relacionados a um risco mais baixo de diabetes, concluíram os pesquisadores.

No que diz respeito especificamente ao diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico.

Mulheres que fazem pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e ao menos uma hora também por semana de musculação tiveram a redução mais significativa (no risco de diabetes), se comparada com mulheres sedentárias.

Elas reduziram em um terço as chances de desenvolverem diabetes do tipo 2. Especialistas já sabiam que a prática de exercícios aeróbicos regularmente - tais como corrida ou natação - ajudava na diminuição do risco de desenvolver esse tipo de diabetes.

O estudo de Harvard sugere, no entanto, que musculação e exercícios de resistência sejam adicionados à rotina para garantir uma maior proteção.

Os pesquisadores afirmaram que o estudo não é perfeito - entrevistaram apenas enfermeiras, em sua maioria de etnia caucasiana, e levaram em conta apenas os dados que as mulheres lhes passavam, sem poder checá-los.

VEJA TAMBÉM NO D24am