comments powered by Disqus
Notícias / Tecnologia

Amazonas de volta à ‘maratona gamer’

Evento de alcance global, que propõe o desenvolvimento do maior número possível de jogos, em um intervalo de 48 horas, terá segunda edição local, de 20 a 22 deste mês

segunda-feira 9 de janeiro de 2017 - 12:37 PM

Da Redação / portal@d24am.com

Tema que norteará os games só será conhecido pelos participantes a partir das 15h do primeiro dia. Foto: Divulgação

Bruno Mazieri

Manaus - Computadores a postos! De 20 a 22 de janeiro, será realizada mais uma edição do Global Game Jam (GGJ), evento mundial que busca reunir, ao longo de três dias, desenvolvedores de jogos com apenas um objetivo: criar, em um período de 48 horas, o máximo de jogos possíveis. Esta é a segunda vez que o Amazonas participa da iniciativa.

Segundo Jucimar Jr., professor do curso de Computação e coordenador da pós-graduação, ambos da Universidade do Estado de Amazonas (UEA), a adesão dos amazonenses foi bastante positiva, em 2016. “Este ano promete ser maior, pois envolvemos os alunos da pós para colocar em prática o máximo do seu conhecimento e trocar informações com os demais participantes”, explica.

Assim como no ano passado, os desenvolvedores ficarão no Centro de Treinamento Samsung Ocean, localizado na própria UEA, que disponibilizará o espaço físico, além de internet. “É importante lembrar que os participantes devem levar seus próprios computadores”, lembra.

O professor lembra, também, que, todos os anos, o evento disponibiliza um tema diferente, mas que só é conhecido pelos participantes a partir das 15h do primeiro dia. “Até o momento, estamos com 90 inscritos, mas acreditamos que, no dia, esse número ficará em torno de 60 pessoas”, comenta ele, adiantando que, este ano, serão aceitos também jogos de tabuleiro.

Jucimar diz, ainda, que a organização mundial do evento ficou surpresa com a adesão do Amazonas. “Eles não sabiam que existiam tantas pessoas interessadas em jogos no nosso Estado. E o bacana disso é que, como a universidade tem uma ‘pegada’ empreendedora, esse tipo de ação acaba incentivando cada vez mais os alunos”.

E justamente por lidar com jogos, diariamente, Jucimar afirma que o mercado local está bastante aquecido. “Apesar da crise econômica que assola todo o Brasil, estamos tendo bastante demanda e conseguindo fazer com que os alunos formados sejam absorvidos pelas grandes empresas. E também trabalhamos para que eles mesmos possam fundar suas empresas”, finaliza.

Para participar do GGJ 2017, os interessados devem se cadastrar no site do Global — http://globalgamejam.org — e, depois, no do evento — https://www.eventick.com.br/global-game-jam-manaus-17. Nos dois casos, as participações são gratuitas, mas é recomendado aos envolvidos que podem permanecer no Samsung Ocean, das 8h às 22h, que levem água e alimentação.

VEJA TAMBÉM NO D24am