comments powered by Disqus
Plus / Artes & Shows

Arnaldo Garcez abre exposição nesta terça-feira, no Icbeu

Batizada de ‘Suíte das Cores’, a mostra conta com 100 obras do artista plástico em diversas fases da sua carreira

sábado 15 de abril de 2017 - 1:00 PM

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

A dança, a música, os bares, as mulheres, cenas do cotidiano, o abstrato e os azuis, são algumas das fases que ele próprio definiu como mosaico. Foto: Divulgação

Manaus - Para o artista plástico amazonense Arnaldo Garcez, o número 100 possui uma forte energia. Tanto que, ao completar 60 anos de vida e 40 anos de carreira (que na soma dá 100), ele decidiu que chegara a hora de expor obras de diversas fases da sua trajetória artística. Batizada de ‘Suítes das Cores’, a mostra, que tem como curadora Liana Slipoi, abre suas portas nesta terça-feira (18), a partir das 19h30, na Galeria de Arte Helena Gomes da Silva, localizada no Instituto Cultural Brasil Estados (Icbeu), Centro da capital.

Garcez conta que, depois de passar com sua exposição por São Paulo e Rio de Janeiro (onde reside desde 1979), tinha por obrigação voltar a Manaus, que foi onde tudo começou. “Na verdade, comemora uma data extremamente especial e, ao mesmo tempo, faço o encerramento de um ciclo. Minha vida e minha história se confunde com a da cidade. Ao longo de todos esses anos, sempre trouxe para cá, tudo aquilo que aprendi em outras lugares do país e do mundo, com a vontade de contribuir, cada vez mais, com o seu crescimento artístico”, conta.

Ao conferir essas 100 obras, o espectador poderá passear livremente por importantes etapas da carreira do artista plástico. A dança, a música, os bares, as mulheres, cenas do cotidiano, o abstrato e os azuis, são algumas das fases que ele próprio definiu como mosaico.

“Cada etapa desse núcleo de trabalho é um composição e também uma decomposição. Com isso, quis fazer uma retrospectiva desses 40 anos de trabalho e mostrar para as pessoas todo o meu carinho e retribuição, a todos que sempre viram o meu trabalho com muito respeito”, comenta.

O diretor artístico da galeria do Icbeu, Sérgio Cardoso, diz que a exposição “Suíte das Cores”, “é uma celebração pessoal das produções do artista, que caracteriza nas temáticas e abordagens da mostra, a apresentação de coleções inéditas em conjuntos segmentados instalados”.

O artista plástico que transita também nas áreas da literatura – com 12 livros publicados – e também da música, convidou a banda All The Jazz, para participar da abertura da exposição.

“Quero que todos se sintam acolhidos e tratados bem, se sintam em casa. Por isso que essa questão musical é tão importante. Ela precisa ser de acordo com o momento, e o momento é de comemoração. Estou feliz por ter preparado toda a mostra, mostrando que chego aos 40 anos de carreira de forma íntegra e limpa”, finaliza.

VEJA TAMBÉM NO D24am