comments powered by Disqus
Plus / Carnaval

A Grande Família homenageia a 'Dama do Teatro' em Manaus

O enredo Ednelza Sahdo - Uma Estrela em Cena da Escola de Samba A Grande Família irá homenagear a atriz, cantora e escritora.

domingo 19 de janeiro de 2014 - 4:33 PM

Madrinha e Rainha da escola sambaram durante o ensaio. Foto: Nathalie Brasil

Manaus - Com sede de levar o título de campeã do Carnaval 2014 para a zona leste de Manaus, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) A Grande Família homenageará a ‘Dama do Teatro Amazonense’, Ednelza Sahdo. O enredo ‘Ednelza Sahdo - Uma Estrela em Cena’ contará a trajetória da artista, que há mais de 50 anos se dedica à cultura no Amazonas.

“Ednelza é a primeira atriz do teatro amazonense, e além de ser cantora e escritora, foi, durante 27 anos, a porta-bandeira da Mocidade Independente de Aparecida. Ela é uma das grandes inspirações de todas as portas-bandeiras do Carnaval de Manaus”, contou o presidente da agremiação, Gilberto Ferreira.

Ele informou que neste ano, cerca de 4 mil integrantes da escola desfilarão na avenida, distribuídos em cinco carros alegóricos, e em 26 alas.

Os 300 ritmistas cantarão a vida de Ednelza, as peças e as novelas que a artista participou. “Tudo vai ser retratado nas alas, nos carros e nas fantasias. A bateria vai encenar uma cena de um dos filmes dela e todas as alas serão voltadas para o enredo”, revelou o presidente da escola.

A grande estrela do enredo também estará presente no desfile. “Ela já está participando dos ensaios e ficou muito feliz quando soube que a homenagearíamos. Ela é uma pessoa simples e nós temos a felicidade de ter um enredo rico de história”, contou.

Gilberto disse, ainda, que a escola está confiante e que espera levar o título de campeã para a zona leste. O último título da agremiação foi em 2009, com o enredo ‘Venezuela’.

“A grande família é um só coração, pulsando num direcionamento só. Estamos apostando desde a comissão de frente até a última ala da escola. Vamos trabalhar para que no conjunto final a gente possa ganhar o carnaval de 2014”, garantiu.

Trajetória

Ednelza é filha de pai músico e relojoeiro e começou cantando na Rádio Difusora aos 5 anos de idade. Apaixonada pelo cinema, essa foi a principal influência de sua carreira que contou com experiências como diretora, produtora e professora de teatro. A atriz participou dos filmes A Festa da Menina Morta (2008), de Matheus Nachtergaele, e Criminosos (2008).

Ensaios

Os ensaios estão acontecendo todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, na quadra da escola, localizada na Rua do Careiro, bairro São José 1, zona leste.

Neste domingo, a escola promoverá o ensaio técnico, conhecido como ‘arrastão’, saindo da frente do Campo do São José em direção à quadra, a partir das 16h.

As fantasias estarão expostas na quadra da agremiação a partir do dia 27 deste mês, e o preço máximo é de R$ 100. Para grupos com mais de 20 pessoas, a fantasia sairá por R$ 90.

VEJA TAMBÉM NO D24am