comments powered by Disqus
Plus / Carnaval

Chegada da Kamélia marca início do Carnaval 2017 neste sábado, em Manaus

Chegada da Kamélia é o pontapé inicial da folia manauara há mais de 50 anos. Em 2017, a escola que leva seu nome cantará seu reconhecimento como patrimônio imaterial

quinta-feira 5 de janeiro de 2017 - 9:00 AM

Bruno Mazieri / portal@d24am.com

O evento será acompanhado pelo prefeito Arthur Neto, que fará a entrega da chave simbólica da cidade. Foto: Divulgação

Manaus - A partir deste sábado (7), às 21h34, Manaus dará o pontapé inicial para o carnaval deste ano. Isso porque acontece a já tradicional chegada da boneca Kamélia, responsável por abrir a Folia Momesca. O evento, que acontecerá no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, é celebrado há mais de 50 anos e será acompanhada pelo prefeito Arthur Neto, que fará a entrega da chave simbólica da cidade.

Segundo Sebastião Assante, vice-presidente do Olímpico Clube e responsável pela realização do evento, após sair do aeroporto, a boneca desfilará em carro aberto pelas ruas de Manaus. “Nós estaremos acompanhados da bateria da Escola de Samba Vitória-Régia e faremos nossa parada final na sede do clube, localizado na Avenida Constantino Nery”, explica.

Por lá, o encontro inicia antes, mais precisamente às 19h, de forma gratuita, e contará com as presenças das bandas Demônio da Tazmania, Os Imperianos, Bateria Swing da Nega e, claro, a Bateria da Vitória-Régia. “Tudo isso é o reconhecimento da importância da Kamélia para Manaus. Tanto que, em 2016, ela passou a ser considerada Patrimônio Imaterial do Amazonas”, ressalta Assante.

O vice-presidente comenta, também, que a comemoração é a prova da resistência do carnaval amazonense. “É de conhecimento geral que a nossa cidade já contou com importantes festas carnavalescas, como o Baile do Rio Negro Clube e o baile do próprio Olímpico, que mexia com toda a cidade. Com o passar dos anos, isso foi se perdendo, mas temos fé de que essa crise econômica não vai nos afetar de forma tão devastadora e vamos realizar uma bonita noite de diversão e de resgate cultural”.

 

A escola

O sucesso da boneca de quase 3 metros é tão grande que, em 2006, seus responsáveis fundaram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia. Nesse primeiro ano, ela desfilou no Grupo de Acesso B com o enredo ‘Kamélia: Assim Nasceu a Minha Escola’. Mais tarde, em 2009, ela foi campeã do seu grupo com o tema ‘São Jorge - O Guerreiro da Arte, do Amor e da Fé’.

Em 2014, já desfilando no Grupo de Acesso A, ela foi campeã cantando o enredo ‘Celebrando a cultura... Kamélia brinca as festas do meu Amazonas’. E, por fim, em 2015 e 2016, desfilou no Grupo Especial e retorna, este ano, ao Grupo de Acesso A com o enredo ‘Kamélia, de Majestade a Patrimônio Cultural na Passarela do Samba’.

Assante adianta que, na próxima semana, após a chegada da boneca, toda a diretoria da escola irá se reunir para tratar da escolha do samba-enredo. “Será criada uma banca julgadora e, a partir disso, abriremos as inscrições para os sambas concorrentes. Ele será escolhido por meio de eliminatórias que serão amplamente divulgadas”, finaliza.

VEJA TAMBÉM NO D24am