comments powered by Disqus
Plus / Cinema

‘Amazon Adventure’ celebra a biodiversidade da Amazônia

Fruto de parceria entre Brasil, Canadá e Reino Unido, filme deve ser lançado no próximo ano.

quinta-feira 14 de maio de 2015 - 10:00 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Documentário resgatará as aventuras e descobertas do naturalista inglês Henry Walter, que coletou insetos no Amazonas no século 19. Foto: Divulgação

Manaus - Borboletas encontradas no Amazonas foram decisivas para Charles Darwin concluir a teoria da evolução das espécies. E esse curioso fato inspirou o produtor-executivo Yuri Sanada e o coprodutor canadense Jonathan Barker a conceber o documentário ‘Amazon Adventure 3D’.

A dupla, que está em Manaus, dispõe de um orçamento de US$ 12 milhões e pretende utilizar a obra para divulgar a biodiversidade da Região Amazônica. Para isso, a iniciativa cinematográfica é fruto de parceria entre Canadá, Reino Unido e Brasil, e inclui, ainda, materiais-extras para uso didático.

O documentário resgatará as aventuras e descobertas do naturalista inglês Henry Walter, que coletou insetos no Amazonas no século 19. Durante viagens aos Estados do Norte, estima-se que ele tenha recolhido e enviado mais de 8 mil novas espécies para o acervo do Museu da História Natural de Londres.

Além do grande público, o filme pretende alcançar cientistas, autoridades internacionais e investidores interessados em fortalecer medidas de preservação da biodiversidade, segundo Yuri Sanada. “A ideia é mostrar para o mundo inteiro, para as principais instituições culturais e museus, a importância da biodiversidade do Amazonas. É uma história verídica e foi a bela prova citada por Darwin quando tentou provar a teoria das espécies: uma borboleta do Amazonas”, disse Sanada, que, acompanhado de Barker, se reuniu com o vice-governador do Estado, Henrique Oliveira, ontem.

Em fase de pré-produção, o filme deve ser finalizado no segundo semestre do ano que vem, e deve ficar em cartaz por cinco anos, em museus e centros culturais no exterior.

O documentário ‘Amazon Adventure 3D’ deve ser o primeiro filme a ser rodado na nova tecnologia Imax, no País. A tecnologia oferece resolução de filmagens em 12k, considerada altíssima resolução, e traz ao espectador a sensação de imersão no filme, superior ao formato 3D.

Workshops

Dando sequência ao projeto do documentário, os realizadores conduzirão workshops para treinar técnicos, cineastas, produtoras e emissoras de televisão nacionais e estrangeiras interessadas em aprender a filmar na nova tecnologia de alta definição. “Vai ser a primeira produção brasileira feita em Imax, tecnologia toda canadense. Estamos recebendo tecnologia como parte dessa produção e vamos fundar, no Brasil, um centro para treinamento de Imax. E nós queremos fazer no Amazonas”, garantiu Sanada.

 

VEJA TAMBÉM NO D24am