comments powered by Disqus
Plus / Gourmet

Carboidrato pode ser consumido na dieta sem engordar

Granola sacia o organismo, garante fibras e energia sem comprometer a dieta

domingo 6 de novembro de 2016 - 10:45 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Uma restrição total na ingestão desse nutriente pode causar cansaço, fadiga, além de outros males. Foto: Reprodução

Manaus - A o contrário do que muitas pessoas pensam, o carboidrato é um aliado do corpo, não deve ser retirado da alimentação e pode ser consumido no nosso cotidiano, desde de que seja de forma moderada e inteligente. Além de ser uma das principais fontes de energia, ele desempenha funções importantes no nosso organismo, como a nutrição das células do sistema nervoso central, músculos e fornece energia para as principais atividades do organismo.

Consumido de forma correta - por meio de alimentos ricos em amido e fibras como, por exemplo, a granola - ele previne o uso da proteína muscular, enquanto que uma restrição total na ingestão desse nutriente pode causar cansaço, fadiga, além de outros males.

A granola é um alimento composto, em sua maior parte, por carboidratos chamados de carboidratos complexos. Diferentemente dos carboidratos simples, que são as massas, grãos e farinhas refinadas, por exemplo, um carboidrato complexo, ingerido moderadamente, principalmente no café da manhã, pode fazer nosso corpo gastar mais energia para ‘quebrá-lo’ e nos munir com uma carga saudável de disposição, sem trazer ganho de peso.

No caso da granola, sua grande quantidade de fibras e baixos teores de gordura insaturada a tornam um dos mais completos carboidratos. Ingerida de forma moderada, de duas a quatro colheres de sopa por dia, em iogurtes e leites, ela se torna uma aliada da boa alimentação.

“Consumir granola no seu café da manhã significa adicionar vitaminas e minerais antioxidantes na dieta. Além disso, a granola, como todo carboidrato complexo, demora mais tempo para ser digerida, isso mantém a saciedade e ajuda a retardar a sensação de fome. Ou seja, ingerir a granola ao longo do seu dia contribui para manter-se num peso saudável”, explica a nutricionista da Grings Alimentos Saudáveis, Marilia Toledo.

Além disso, alimentos que são fonte de carboidratos como a granola oferecem uma série de nutrientes importantes, como fibra, magnésio, manganês, selênio, ferro e zinco.

Além da granola, outras fontes de carboidratos complexos são aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, grãos e sementes integrais, massas integrais etc.

VEJA TAMBÉM NO D24am